Exposição fotográfica no TCPP resgata lendários ícones do rock 

Mostra do jornalista Marcelo Liso é multimídia, com QR Code que permite saber a história da foto, um pouco do artista, além de ouvir um trecho de sua música

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 04/02/2025
Horário 08:09
Foto: Mauricio Delfim 
Entre nacionais e internacionais, mostra traz nomes consagrados do cenário musical
Entre nacionais e internacionais, mostra traz nomes consagrados do cenário musical

O TCPP (Tênis Clube de Presidente Prudente) está com uma nova atração em seu espaço cultural: a exposição “Hoje é Dia de Rock Bebê”, do jornalista - que hoje se dedica ao audiovisual -, Marcelo Liso. Com a curadoria do artista plástico e sócio da instituição, Erivaldo dos Santos, o Vadinho, a mostra fotográfica com lendários ícones do rock fica na Galeria Takeo Sawada até o dia 18 deste mês. A visitação é gratuita, dentro do horário de funcionamento do clube.

Com uma abordagem sensível e inovadora, Marcelo Liso utiliza sua experiência como fotojornalista para criar narrativas visuais que conectam emoções e histórias impactantes. Segundo ele, sua exposição mais recente teve curadoria própria e foi organizada pela produtora Image Wings, que também é a representante oficial de seus direitos autorais.

"Eu gosto de levar a minha arte a todos os lugares, a todas as classes, porque o tema da minha última exposição por exemplo, em cartaz no Tênis Clube de Presidente Prudente, é universal. Tem adultos que confundem Chuck Berry com Milton Nascimento, Ney Matogrosso com o que faz dupla sertaneja [risos]”, expõe o profissional.

Marcelo expõe que a exposição é multimídia. Portanto, acessando um QR Code que está ao lado de cada fotografia, é possível assisti-lo, contando a história de cada uma delas e um pouco do artista retratado. “Além de ouvir trecho de sua música ou aguçar na memória aquele momento de adolescente [risos]", diz.

No início da última semana, Marcelo recebeu a visita de uma grande amiga em sua exposição, a médica Carolina Lima Manzoni (medicina integrativa).

Nome forte do fotojornalismo

Com mais de 30 anos de carreira e 50 de idade, Marcelo Liso é um dos nomes mais relevantes do cenário do fotojornalismo e do audiovisual brasileiro. Conforme o profissional, ele consolidou sua trajetória em grandes veículos de comunicação, como os jornais “Agora São Paulo”, “Diário de São Paulo”, “Folha de S.Paulo” e nas revistas “Isto-É Gente”,” Isto-É”, “Quem Acontece”, “Época”, “Veja’, “ShowBizz”, “Billboard” e “Rolling Stone”. Sua visão única e talento o tornaram um dos principais fotojornalistas do país.

Entre seus trabalhos mais emblemáticos, destaca-se a foto premiada, publicada na matéria “Deu Vontade de Matar”, do “Diário de São Paulo”, cuja capa revelou o impacto brutal da violência urbana. Outra imagem de grande repercussão foi para a matéria “Mímica dos Indecentes”, da “Veja”, que trouxe um olhar crítico sobre a tragédia do avião da TAM.

Produção audiovisual

Hoje, Marcelo dedica-se à produção audiovisual, dirigindo e criando filmes para cinema, publicidade e programas de TV aberta. Ele também é um dos idealizadores do documentário e da série “Medicinas da Floresta”, que explora a cultura e os valores dos povos indígenas em contraste com a vida urbana e capitalista, abordando temas como o vazio existencial, a coletividade, a arte de bem viver e as angústias da vida moderna. O teaser da produção está disponível no YouTube e Instagram @asmedicinasdafloresta, @imagewingsprodutora, atraindo grande interesse do público.

Paralelamente aos projetos audiovisuais, ele continua expondo suas fotos em shoppings, pinacotecas, clubes, galerias de arte e eventos alternativos. 
Marcelo Liso continua a transformar visões e a inspirar através de sua arte, consolidando-se como um dos grandes nomes do audiovisual no Brasil.

Tênis abre suas portas para a arte

De acordo com Vadinho, o intuito maior da Galeria Takeo Sawada, no clube, é dar um seguimento mais aplausível na cultura de Presidente Prudente. “Temos o espaço para direcionar todos os tipos de arte, seja ela plásticas, artesanato, fotografia, cerâmicas e esculturas. É um espaço a mais na cidade, pois a cultura em Prudente é muito carente neste quesito. A arte não pode parar seja ela qual for! E a cultura que temos dentro de nós não pode morrer. Esperamos receber artistas de toda região do oeste paulista e de qualquer lugar do Brasil!”, destaca o curador da Galeria Takeo Sawada do TCPP.

SERVIÇO
Interessados em expor no Tênis Clube, entrar em contato com o curador Vadinho, pelo número (18) 99133-5463. A visitação da exposição “Hoje é Dia de Rock Bebê” pode ser feita no horário de funcionamento do clube, de segunda a sábado das 7h às 22h e domingo das 7h às 20h.

Fotos: Maurício Delfim

Visitação à Galeria Takeo Sawada pode ser feita até o dia 18, no horário de funcionamento do clube


Marcelo recebeu a visita da amiga que visitou sua exposição, a médica Carolina Lima Manzoni

Publicidade

Veja também