O presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente, Tiago Oliveira (PTB), em conversa com o Plantão, explica a decisão de reforma do prédio e afirma ser uma responsabilidade sua zelar pelo patrimônio público, por dever de função.
CARÊNCIA DE MANUTENÇÃO
Conforme explica, a Câmara está no prédio atual desde 2017 (há mais de seis anos) e, desde então, não houve manutenção de fato. Comenta que qualquer cidadão pode constatar a carência de conservação, bastando uma visita rápida.
CUIDAR DO PATRIMÔNIO
Comenta que “alguns falam de forma leviana que não há o que se fazer, mas a realidade é outra”, para dizer que a manutenção se faz necessária, e que, como presidente, não pode se desviar da responsabilidade de cuidar do patrimônio.
PLANEJADO E SEM IMPACTO
Explica que tudo está sendo feito dentro da economia que o Poder Legislativo prudentino sempre fez, responsavelmente planejado, sem qualquer impacto ou ligação com a dificuldade atual da Prefeitura.
ATOS ADMINISTRATIVOS
Para Tiago, quem disser o contrário estará mentindo e induzindo a população a um pensamento irreal. Explica também que as decisões sobre atos administrativos são do presidente e não da mesa diretora.
FORA DA REALIDADE
Ao explicar esta última situação, disse, sem citar nome, que um vereador tem mencionado a decisão como ato da mesa diretora; e que tem feito isso sem qualquer compromisso com a realidade.
BASE TÉCNICA E DIÁLOGO
“Claro que tenho diálogo e apoio da maioria dos pares, mas a decisão é minha. Faço questão de assumir as decisões as quais tomo em meu mandato e saliento que jamais as tomo sem base técnica e diálogo”, pontuou.
INTEGRAL E INTEGRADA
Nesta semana, a administração municipal comemorou os 13 anos do Programa Cidadescola, de educação integral e integrada. Criado por lei em 2010, o programa oferece atividades extracurriculares no contraturno das aulas.
FALA DO PREFEITO
Em ato público de agradecimento aos parceiros, organizado pela Seduc (Secretaria Municipal de Educação), o prefeito Ed Thomas (sem partido) citou a professora Ondina Barbosa Gerbasi, ex-secretária municipal e ex-vereadora.
ELEGANTE E JUSTA
Ao ver do Plantão, uma citação elegante e justa com a “mãe” da educação integral em Prudente, inicialmente com o Ciem (Centro Integrado de Educação Municipal), quando secretária na 1ª gestão do prefeito Paulo Constantino, no final dos anos 1970.
ESPELHADO NO RIO
O Ciem foi espelhado no Ciep (Centro Integrado de Educação Pública), implantado no Rio de Janeiro pelo governador Leonel Brizola, idealizado pelo sociólogo Darcy Ribeiro (1922-1997); que estiveram em Prudente na inauguração do Ciem Professor Ditão.
PROGRAMA DE GOVERNO
A criação do Cidaescola, como programa de governo (envolve todas as secretarias municipais), ocorreu na 1ª gestão do prefeito Milton Carlos de Mello “Tupã” (hoje no PSD), quando a professora Ondina também era a secretária de Educação.