Alguns donos de floriculturas de Presidente Prudente e Pirapozinho estão divididos em relação ao movimento por conta do Dia de Finados, lembrado neste sábado (2). Osmaria de Oliveira Marcelino, dona da Arte Flores Floricultura de Pirapozinho, disse que, com a data, as vendas crescem em relação a uma semana normal cerca de 60%, mas ainda assim, bem menos do que em outros anos.
“Há alguns anos, a procura por flores vem diminuindo. Antes eu chegava a preparar 1,2 mil vasos de crisântemo para o Dia de Finados. Este ano chegou a 300 vasos. Em comparação com um dia comum, acredito que as vendas devem atingir 60% a mais”, estima.
A comerciante também aponta a concorrência com os supermercados, que passaram a vender flores para o Dia de Finados, como fator de impacto nas vendas. “Antes eu tinha que aumentar os funcionários nesse período, cheguei a trabalhar com 10 pessoas. Hoje tenho quatro”.
Osmaria diz que os crisântemos são as flores mais procuradas no Dia de Finados, mas assim como outros comerciantes, ela também faz arranjos de flores naturais para as pessoas que querem homenagear seus familiares enterrados.
Já Ethiele Martins, dona da Pruden Flora em Presidente Prudente, acredita que a tradição de levar flores ao cemitério é mais sustentada por pessoas mais velhas. “Ano após ano estamos percebendo essa queda. Acredito que a nova geração não tem esse hábito de visitar cemitérios. Antigamente o Dia de Finados era uma data que praticamente igualava com o Dia das Mães e Namorados. Hoje em dia está diferente”, considera Ethiele.
Ela também ressalta que os crisântemos são os mas procurados nesta data, por ser uma planta com maior durabilidade e mais resistente ao sol, e não precisa de muita água. A floricultura também oferece o serviço de decoração de túmulos, que é feita com arranjos de lírios, rosas. “Mesmo assim estamos otimistas pelas vendas, acreditamos num aumento entre 60% e 70% se comparado a uma semana normal”.
O dono da Floricultura Primavera em Prudente, José Francisco Nehring, espera que as vendas neste Finados sejam como no ano passado. “Em dias comuns, não há venda de espécies preferidas no Finados, por exemplo, vendo em média 30 vasos de crisântemos, já para o Dia de Finados, esse número chega a quadruplicar”.
Francisco também afirma que, além das flores como crisântemos e margaridas, que têm mais procura, a loja também decora os túmulos a pedido das famílias. “Muitos não moram em Prudente, onde o ente querido está enterrado, então pedem pra gente fazer uma decoração com arranjos de flores diversas e nós vamos e decoramos o local”.
Foto: Cedida
Arte Flores de Pirapozinho prepara vasos de flores para o Dia de Finados
Foto: Maurício Delfim Fotografia
Na Pruden Flora, há vasos com vários tipos de flores para homenagear os entes queridos