Existe o lado bom do egoísmo?

OPINIÃO - Amanda Whitaker Piai

Data 17/01/2024
Horário 04:15

A palavra “egoísmo” é comumente associada a uma carga ruim, algo que deve ser evitado a todo custo, desprezível. Frequentemente criticamos aquele que só pensa em si mesmo e o chamamos de egoísta. Ao mesmo tempo, altruísmo e benevolência são características altamente valorizadas.
São raras as vezes em que podemos afirmar algo com certeza na vida, mas uma delas é o fato de que excessos e faltas são prejudiciais; venho falando sobre isso há algum tempo. Para sermos bonzinhos demais, temos que deixar de lado inúmeras prioridades nossas, para que a vontade alheia seja prevalecida. Os exageros, tanto para mais, quanto para menos, não nos fazem bem em nenhum contexto da vida. 
Dito isso, o mesmo deve ser adotado para o egoísmo. Quando determinamos que esta é uma característica ruim de se ter, geralmente estamos nos referindo ao extremo, falamos sobre aquela pessoa que somente pensa em si, mesmo estando inserida em um coletivo. Claramente, esse tipo de comportamento não é o ideal, pensando no modelo de sociedade em que vivemos hoje. Porém, algumas pessoas extrapolam para o outro lado e tendem a não pensar em si, se esforçam ao máximo para agradar a todos e, consequentemente, vivem se desagradando o tempo todo. 
Viver em sociedade é ter que pensar no outro, mas só pensar no outro não te faz viver a vida da maneira que deveria ser vivida, aproveitando-a ao máximo. Entendo que o equilíbrio entre esses dois pontos não é fácil de ser atingido, já que existem diversas variáveis envolvidas. Contudo, decisões são, no geral, difíceis; poucas coisas vêm fáceis e devemos nos acostumar com isso. Fugir da dificuldade é deixar as rédeas de sua vida na mão de terceiros.  Será que vale a pena? 
Pensar em si não é ruim, e se priorizar não precisa significar falta de empatia ou de consideração. Optar pelo que pode ser melhor para você não significa passar por cima dos outros. Muitas vezes, alguns contextos ou até mesmo algumas pessoas não nos fazem bem e nos mantermos nessa situação não nos leva a lugar algum.  
Faça uma avaliação sempre que possível, mesmo nas pequenas decisões que temos que tomar ao longo dos dias. Vale a pena? Para que isso seja possível, é importante ter sempre em mente quais são suas prioridades na vida, quais são seus valores, metas e objetivos. A partir daí, podemos ser capazes de analisar as consequências das decisões que podem ser tomadas e tomar decisões que nos levem para o melhor caminho. 

 

 

Publicidade

Veja também