Exercício físico e diabetes

Jair Rodrigues Garcia Júnior

Algumas pessoas, incluindo profissionais da saúde, acreditam que o diabetes é provocado pelo consumo de açúcar e doces em geral. O açúcar pode ser um desencadeador do sobrepeso e da obesidade e estes sim, podem provocar o diabetes. Mas o principal facilitador para o desenvolvimento do diabetes é o sedentarismo. Músculos pouco utilizados, adaptados e tonificados estão relacionados com a fragilidade fisiológica e metabólica, e com as doenças crônicas.

DIABETES
É uma doença metabólica na qual há deficiência na remoção do excesso de glicose do sangue (após cada refeição), estimulada pela insulina. Em sua evolução, inicia com resistência à ação da insulina, pré-diabetes (mais resistência) e diabetes tipo II. O diabetes tipo I (10% dos casos) não tem essa evolução porque as células do pâncreas produtoras de insulina são destruídas em período relativamente curto. 

INSULINA
Um dos efeitos deste hormônio é estimular a entrada da glicose nos músculos e tecido adiposo após cada refeição, pois nestes locais a glicose pode ser armazenada como glicogênio ou gordura. Um fato curioso é que, durante o exercício físico, quando os músculos mais precisam de glicose como combustível, não há insulina para estimular a entrada, pois os efeitos da insulina não são compatíveis com a condição do esforço físico.

INDEPENDENTES DA INSULINA
Durante a contração muscular numa corrida, na musculação, natação etc, os próprios músculos estimulam a entrada de glicose (sem depender da insulina) para que possam transformar em energia para contração. Esse efeito do exercício é um pedaço do iceberg que fica submerso e invisível, porém é importantíssimo, porque ajuda no controle da concentração de glicose no sangue, diminuindo a possibilidade da ação da insulina se tornar ineficiente e evoluir para o diabetes.

DURANTE O REPOUSO 
Exercícios de endurance (corrida, natação etc) e de força (musculação, levantamento de peso etc) têm benefício de tornar todos os músculos mais sensíveis à ação da insulina, mesmo quando estão em repouso, sem contração vigorosa. Isso mesmo, os benefícios ocorrem durante o esforço, quanto não há insulina, e perduram no repouso quando a pessoa se alimenta e o carboidrato do alimento estimula a secreção da insulina. Miocinas secretadas pelos músculos como a irisina, interleucina 6 (IL-6) e o fator de crescimento de fibroblasto (FGF-21) melhoram o metabolismo, ação da insulina e controle glicêmico.

PRÁTICA E CUIDADO
A prática regular de exercício físico é muito importante para os diabéticos tipos I e II e também para pessoas na condição de pré-diabetes, seja por excesso de peso, histórico familiar ou ambos. Em todas essas pessoas o exercício físico melhora significativamente o controle do metabolismo da glicose. Também diminui o armazenamento e o estoque de gordura nos sobrepesados e obesos. Para os diabéticos, em razão do uso de medicamentos ou insulina, deve haver orientação conjunta do médico, do professor de Educação Física e da nutricionista. 

 

 Os benefícios ocorrem durante o esforço e perduram no repouso quando a pessoa se alimenta e o carboidrato do alimento estimula a secreção da insulina. 


 

Referências


Kanaley JA, Colberg SR, Corcoran MH, ..., Zierath JR. Exercise/Physical Activity in Individuals with Type 2 Diabetes: A Consensus Statement from the American College of Sports Medicine. Med Sci Sports Exerc. 2022; 54 (2):353-368. http://dx.doi.org/10.1249/MSS.0000000000002800 

Reddy R, Wittenberg A, Castle JR, ..., Jacobs PG. Effect of aerobic and resistance exercise on glycemic control in adults with type 1 Diabetes. Can J Diabetes. 2019; 43(6): 406-414.e1. http://dx.doi.org/10.1016/j.jcjd.2018.08.193  

Severinsen MCK, Pedersen BK. Muscle-organ crosstalk: the emerging roles of myokines. Endocr Rev. 2020; 41(4): 594-609. http://dx.doi.org/10.1210/endrev/bnaa016

Zaharieva DP, McGaugh S, Davis EA, Riddell MC. Advances in exercise, physical activity, and diabetes. Diabetes Technol Ther. 2020; 22(S1): S109-S118. http://dx.doi.org/10.1089/dia.2020.2508 


 

Publicidade

Veja também