Ex-prefeito de Marabá Paulista é detido pela PM

REGIÃO - Victor Rodrigues

Data 05/03/2016
Horário 10:42
 

José Monteiro da Rocha, ex-prefeito de Marabá Paulista, foi detido no fim da manhã de ontem, na Avenida Álvaro Coelho, centro da cidade, em cumprimento de dois mandados de prisão expedidos pelo Juízo da 1ª Vara da Comarca de Presidente Venceslau relacionados à dispensa e falta de exigência de licitações para as contratações dos serviços da administração municipal, na época de seus mandatos.

Segundo dados da Polícia Civil, José Monteiro foi localizado por volta das 11h40 pela Polícia Militar durante patrulhamento, e foi encaminhado à delegacia da cidade, onde prestou depoimentos. De lá, o ex-chefe do Executivo foi levado ao CDP (Centro de Detenção Provisória) de Caiuá.

De acordo com os processos consultados no TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), em cada um dos mandados ele foi condenado à pena de quatro anos e seis meses de detenção, no regime semiaberto, "pela prática do crime previsto no artigo 89, caput, da Lei Federal 8.666/93, e multa de 2% dos valores contratados com dispensas de licitação", detalha o documento.

José Monteiro foi prefeito entre 2005 e 2008 pelo PL (Partido Liberal), e entre 2009 a 2012, pelo PSDB (Partido Social Democracia Brasileira). Também foi vice-prefeito pelo PPB (Partido Progressista Brasileiro) e vereador entre 1983 e 1996, com três mandatos consecutivos.

Atualmente, o ex-político mora em uma cidade no Mato Grosso no Sul, mas ainda possui uma casa em Marabá. A reportagem tentou entrar em contato com advogado dele, mas até o fechamento desta edição, não conseguiu contatá-lo.

 

 

 
Publicidade

Veja também