O Sesc (Serviço Social do Comércio) Thermas de Presidente Prudente já tem, em meio aos seus objetivos, a função de promover atividades esportivas às pessoas de modo geral. Porém, na edição do Sesc Verão 2017, a temática "Aqui tem o seu esporte" deixa isso mais evidenciado ainda. Como parte do cronograma do evento, essa semana a modalidade da vez foi o handebol. Ao longo do dias, Dracena, Osvaldo Cruz e Tupã receberam o ex-atleta da Seleção Brasileira de Handebol, Eduardo Neres Santana. Ele viajou pela região para mostrar um pouco da sua trajetória e a vivência da atividade. Em Prudente, sua última parada, na manhã de ontem o jogador abriu o Festival de Handebol, oferecido na quadra da unidade.
Festival foi resultado de uma vivência aplicada ao longo da semana
Eduardo, que já atua como técnico há cinco anos, período em que encerrou a carreira como jogador, afirma que usa esse momento para interagir com a comunidade e mostrar os benefícios de se conviver com a prática do esporte. "É muito gratificante fazer parte disso. A gente, com o tempo cria uma certa vivência e experiência com a modalidade. Logo, é bacana poder repassar isso às pessoas, mostrando os lados positivos e negativos. Pois, muitas vezes, as dificuldades que um atleta enfrenta na carreira não são vistas explicitamente. Às vezes, ele convive mais com a derrota do que a vitória. Então, esse bate papo e
feedback é legal. Além de promover a modalidade mesmo. Não só o handebol, mas o exercício físico em si precisa ser sempre colocado em pauta, pelas melhorias que traz à saúde", afirma.
Durante o Festival, foi o momento de colocar a teoria em prática. O atleta conta que, apesar de ser um momento lúdico, também é o espaço de motivar aqueles que querem seguir no esporte. "Eu sinto como meu dever, de uma pessoa que já passou por idas e voltas no handebol, mostrar como funciona a vida e a profissão de quem pretende viver disso. Graças ao esporte, eu pude fazer duas faculdades. Então, abriu portas pra mim e hoje vivo disso. É bom fazê-los entender esses benefícios", relata.
Além de estudar, o jogador conta que começou a partir da escola e do time local, em Dracena. Logo depois ele se mudou para Araçatuba (SP), onde disputou o Campeonato Paulista de Handebol pela equipe da cidade. A oportunidade lhe garantiu passaporte para a seleção brasileira. Ademais, jogou em Ipatinga (MG) e sua última atuação foi pela equipe São Bernardo/
Metodista/Besni, clube que jogou por dez anos.
Atualmente vivendo em São Bernardo do Campo (SP), Eduardo volta hoje para sua cidade, portanto não participa do segundo dia de festival. Mas o evento continua rolando. Os interessados em participar, sejam amadores ou profissionais, devem se inscrever no local e apresentar sua equipe de competição. A ação ocorre a partir das 9h e vai até às 18h..