Nesta sexta-feira, a partir das 19h, acontece o retorno de palestras mensais da Sociedade Livres Pensadores de Presidente Prudente. Com o tema “Inteligência artificial e ChatGPT: desvelando a tecnologia de chatbots”, o encontro será conduzido pelo advogado e palestrante Henrique Chagas, no anfiteatro 1 da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista).
Em uma abordagem dividida em oito tópicos, Chagas irá oferecer uma visão sobre a IA e como ela está transformando a maneira como a sociedade interage com a tecnologia no mundo moderno.
A palestra começará com uma explanação abrangente do conceito de inteligência artificial, destacando, com exemplos práticos, sua capacidade de permitir que máquinas executem tarefas anteriormente atribuídas apenas aos seres humanos.
Em seguida, será apresentada uma visão aprofundada sobre o papel central dos chatbots (programas de computador que simulam conversas humanas) em setores como atendimento ao cliente, suporte técnico e assistência virtual, permitindo ao público entender melhor sua crescente relevância.
Henrique Chagas ainda explicará como o chatbot utiliza um modelo de linguagem avançado para gerar respostas naturais em linguagem humana, bem como o seu processo de treinamento. Com exemplos práticos, será ilustrado como o ChatGPT pode ser empregado em uma série de cenários, desde responder perguntas e auxiliar em pesquisas até a criação de narrativas fictícias e apoio na redação de textos.
“Vou explorar os benefícios que os chatbots oferecem, como a disponibilidade contínua e a capacidade de lidar com múltiplas consultas simultaneamente, além de suas limitações atuais”, adianta.
Por fim, o profissional abordará a importância da ética no desenvolvimento da IA, destacando preocupações relacionadas à privacidade, viés algorítmico, responsabilidade dos desenvolvedores e futuro para a IA e os chatbots. “Serão mencionadas tendências como a evolução dos modelos de linguagem, integração com assistentes virtuais e avanços em interações multimodais, bem como o impacto crescente da IA na sociedade”, pontua.