Evento traz desafios do mercado para pessoa com deficiência

Além de workshop inclusivo, terceiro dia do Enepe teve palestras nos campi de Prudente e Guarujá, além de apresentações de trabalhos científicos

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 20/10/2022
Horário 16:14
Foto: Cedida/Júlia Aglio
Vereador Douglas Kato, que ficou tetraplégico aos 19 anos após sofrer um acidente de moto, foi um dos palestrantes
Vereador Douglas Kato, que ficou tetraplégico aos 19 anos após sofrer um acidente de moto, foi um dos palestrantes

O terceiro dia do 27º Enepe (Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão), realizado pela Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), foi marcado por palestras, workshop, mesa-redonda e apresentações de trabalhos científicos. A primeira atividade do dia foi on-line. No Canal Youtube da universidade, uma mesa-redonda integrada pelo tripé que norteia o encontro debateu o tema “Ciência, Consciência e Humanização”. Participaram a professora Aline Cadena Von Baten, do Instituto Ocellaris, a professora doutora Juliana Casarotti Ferreira dos Santos, da Fatec de Presidente Prudente, e a professora doutora Tupá Guerra Guimarães da Silva, da Dragões de Garagem.

Já o tema do 5º Workshop Inclusivo foi “Emprego inclusivo: desafios do mercado de trabalho para pessoas com deficiência”. Um dos palestrantes foi o vereador de Prudente, Douglas Kato Pauluzi, que é cadeirante. Formado em administração de empresas e pós-graduado em administração pública, ele sofreu um acidente de moto quando tinha 19 anos, deixando-o tetraplégico. Desde então, começou a se atentar para questões que antes do acidente não dava muita atenção, como acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. História compartilhada por ele na ocasião.

Além de Kato, também palestraram à tarde no Auditório Azaléia, do bloco B3 do campus 2, o professor Flávio Augusto Gonçalves, da FL Capacitação Profissional em Libras, e o professor da Unoeste, Emanoel Ângelo Buzetti. A mediação foi realizada por Regina Rita Liberati Silingovschi, coordenadora do NAI (Núcleo de Acessibilidade e Inclusão) da universidade. As três palestras também foram transmitidas pelo canal da instituição no Youtube.

Ao longo de todo o dia, apresentações orais de trabalhos científicos inscritos no Enepe se dividiram nas formas online (sala virtual do Google Meet) e presencial (diversos blocos do campus 2). Por fim, à noite a meliponicultura e o desenvolvimento de novas tecnologias como alternativas de sustentabilidade e empreendedorismo nortearam a palestra da professora doutora Juliana Massimino Feres, da Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto. A transmissão também se deu pelo Youtube.

Guarujá
Já no campus da Unoeste em Guarujá, o coordenador administrativo do campus e professor Dr. Geraldo Alécio de Oliveira, da Unoeste, abordou as estratégias de ensino e aprendizagem, e a formação de memória de longa duração. A transmissão também foi on-line na sala virtual do Google Meet.

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também