Pelo terceiro mês consecutivo, ocorre neste sábado, a partir das 19h, no Espaço Laje do Centro Cultural Matarazzo, mais uma edição do Sarau Underground, um encontro de "rappers" e poetas urbanos de Presidente Prudente e região. Uma oportunidade para os anônimos amantes de música e poesia se expressarem sem censura ou limites, mostrando sua arte, seja ela qual for, ao público. Sem restrição de idade, de acordo com o proponente do projeto, Diogo Santos, 32 anos, o evento tem como objetivo proporcionar visibilidade àqueles que têm algo a dizer, cantar, dançar ou mostrar. A entrada é franca.
Sarau recebe interessados que querem se manifestar pela arte
De acordo com Diogo, uma novidade neste encontro, realizado pelo Lado Norte Produções e Estúdio Iala, será a doação de livros no local a interessados - uma extensão do Projeto Acesso Livro da Biblioteca Municipal Dr. Abelardo Cerqueira César.
"O que fazemos é uma mistura entre rap, poesia e underground. É para todos anônimos que sentem vontade e queiram se expressar, trocar ideias, falar sobre livros. Montamos um cronograma em que cada artista faz sua apresentação em cerca de dez minutos. Você, que tem sua arte e quer expor, só chegar e boa!", expõe o idealizador.
Diogo explica que a primeira vez que a pessoa vai, ela assiste e se realmente interessada, no próximo sarau já pode fazer a sua apresentação. Conforme ele, esta é a terceira edição que ocorre no Espaço Laje, mas ele já vem desenvolvendo outros projetos há oito anos.
"Antes eu trabalhava mais com rappers, tive um projeto chamado Ensaio, participamos de vários eventos como a Virada Cultural, Festival Hip Hop, a coletânea, entre outros desde 2009. Geralmente o público participante é de adolescentes, jovens que querem se manifestar pela arte sem seguir normas e regras, como o que exige na poesia, por exemplo. E o underground vem dando essa abertura através da rima, crônica... Se deixamos o espaço aberto, eles podem se interessar por outras artes. Pela literatura!", exclama o rapper.
Quem quiser conhecer e entender melhor de que maneira o Sarau Underground funciona, o mesmo é realizado todo segundo sábado do mês, no Espaço Laje. "Aos poucos vamos crescendo e buscando sempre evoluir o formato, mostrando algo diferente em cada encontro. Isso é uma norma nossa. No próximo, já podemos adiantar que teremos como uma das atrações, dança africana. Fica aberto o convite para toda a população", convida Diogo.
ATRAÇÕES
Poesia
- Dennerzitto
Crônicas
- Anthony Almeida
No som
- Calle Ghost
- Conduta Clã
- Projeto A Vila
- All D
- Contrideia
- Iniciados
- Estilo Guetto
- Coletivo Mãos Negras