Ocorreu na manhã desta quinta-feira o Fórum Educação 2030. O encontro, articulado pelo deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), contou com prefeitos, secretários de Educação e gestores públicos da região de Presidente Prudente para discutir caminhos, soluções e estratégias para transformar a educação no Brasil.
O evento, realizado na sede do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), em Presidente Prudente, teve a participação de representantes de 36 cidades.
Para o deputado Mauro Bragato, o Fórum Educação 2030 foi de extrema importância para a região, já que tem como foco a discussão sobre como melhorar os índices e a qualidade do ensino nos municípios do oeste paulista.
A programação contou com as palestras "Como reconhecer e valorizar boas práticas de gestão pública", com Rodolfo Neves, diretor executivo da TV Band Prudente; "Cidades excelentes: gestão para transformar a realidade dos municípios" e "Aprendizagem: como aprimorar a eficiência da gestão educacional", com Carolina Mendes, consultora sócia do Instituto Aquila.
Também foi apresentado aos presentes o IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila). O IGMA é o critério técnico para avaliar o desempenho dos municípios, com base em seis pilares: governança, eficiência fiscal e transparência; educação; saúde e bem-estar; infraestrutura e mobilidade urbana; sustentabilidade; e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.
Além das palestras, os convidados receberam informações e trocaram ideias sobre o Prêmio Band Cidades Excelentes, que entra na terceira edição neste ano. Trata-se de uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila. A cerimônia de premiação será em outubro (etapa estadual) e novembro (etapa nacional).
A metodologia Cidades Excelentes e a plataforma IGMA são ferramentas práticas, que fazem parte da jornada de transformação da gestão pública, com dados detalhados das cidades brasileiras.