Um resgate à história de quem cedeu o nome ao Fórum de Presidente Prudente. Assim se deu a homenagem ao patrono da comarca municipal, Doutor Francisco de Souza Nogueira. O evento ocorreu na manhã de ontem, na sala do tribunal do júri, no órgão de Justiça da cidade. Além do momento de lembranças ao patrono, foi realizada a abertura do projeto "Arte e Cultura no TJ", que objetiva levar atrações culturais e oferecer um momento de lazer, confraternização e interação entre os funcionários dos fóruns.
A reunião contou com aproximadamente, 140 participantes, entre magistrados, promotores, juízes e servidores da comarca. Além destes, houve a presença do Grupo de Choro da Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes, que abrilhantou a ação, apresentando várias músicas do estilo.
Reunião contou com aproximadamente, 140 participantes, ontem
Segundo Juliana Chiara, uma das organizadoras de ambos os eventos e escrevente do Fórum, a ocasião é uma forma de relembrar e prestar uma homenagem ao patrono da comarca e unir e envolver os funcionários da repartição em uma programação cultural. "São iniciativas que proporcionam informações, no que se refere à história profissional do doutor Francisco Nogueira, e um período de interação entre os servidores", salienta.
Durante a homenagem do patrono – que faz parte da Agenda 150 anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante (evento que ocorre em todas as comarcas do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) –, Antônio Roberto Sylla, juiz-diretor do Fórum de Prudente, apresentou um pouco da trajetória profissional do corregedor Francisco de Souza Nogueira. Sylla pontuou algumas contribuições que ele deixou para a sociedade prudentina, os trabalhos difundidos na comarca e um pouco de sua carreira, tanto na cidade quanto na capital paulista.
Além das palavras em referência ao patrono do fórum, um retrato de Nogueira foi descerrado (momento de descobrir o objeto) durante a homenagem. Para o juiz-diretor da comarca municipal, a homenagem e o projeto cultural têm como objetivo relembrar a vida de quem fez e faz parte da história do Fórum e possibilitar uma ação diferente, com atividades culturais, aos membros do órgão. "Uma atividade para complementar a vida dos funcionários", explica.
Acompanhando o evento
Presentes na ocasião, os servidores da repartição e outros representantes disseram que a iniciativa é viável e contribui para uma atividade diferenciada entre os funcionários.
Para Jefferson Rodrigues Sposito, agente administrativo da repartição, a ação é "muito importante" e cria uma situação diferente aos servidores. "Passamos oito horas na repartição, é bom ter um momento de interação entre os membros", frisa. Acompanhando o evento, o vereador José Geraldo de Souza, Geraldo da Padaria (PT), diz que tanto relembrar dos personagens que compõem a história da cidade, bem como promover iniciativas culturais, "fazem diferença e somam no conhecimento social de cada pessoa".