Evento discute utilização de tecnologias contra dengue

Cerca de 50 interessados acompanharam as atividades realizadas na 8ª edição do Enetec na tarde de ontem, em Prudente

PRUDENTE - JEAN RAMALHO

Data 22/10/2016
Horário 07:16
 

O Teatro Universitário César Cava, em Presidente Prudente, recebeu durante toda a manhã e tarde de ontem as palestras e mesa-redonda da 8ª edição do Enetec (Encontro Nacional de Educação Tecnológica). O evento foi promovido pelo Grupo Visual Class, com apoio da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e da Prefeitura de Prudente. Na tarde de ontem, cerca de 50 pessoas acompanharam as atividades, que contaram com a presença do coronel José Roberto de Oliveira, coordenador da Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Jornal O Imparcial Encontro de Educação Tecnológica foi realizado durante o dia de ontem, em Prudente

Pesquisador especializado no mosquito Aedes aegypti desde 1991, o professor pós-doutorado da UFMF (Universidade Federal de Minas Gerais), Álvaro Eduardo Eiras, foi um dos palestrantes do evento. Ele é responsável por dez patentes de produtos tecnológicos, que visam o combate ao mosquito e coloca a inovação tecnológica como chave para a erradicação do vetor. "Em um comparativo ao longo dos anos, desde 1905, as técnicas de combate ao Aedes aegypti têm se mantido as mesmas e não surtiram efeito. Então, a adoção de medidas tecnológicas é indispensável para a solução do problema", comenta o pesquisador.

E uma dessas alternativas tecnológicas é o Robô Nao, que é capaz de identificar o mosquito vetor da dengue, com uma das melhores programações do mundo e que foi apresentado aos presentes. Outra opção de aplicação para erradicação do Aedes aegypti é a armadilha mosquitérica zican, produzida a partir da concepção de garrafas pet pela autônoma e inventora Eurides de Azevedo, 55 anos, de Cajamar (SP). Ela teve a ideia e Maulori Curié Cabral, professor doutor da UFJR (Universidade Federal do Rio de Janeiro), aperfeiçoou o equipamento, que agora já está sendo produzido em escala industrial para venda.

 
Publicidade

Veja também