Feita com farinha, ovos, leite e fermento, a empada - um prato tipicamente brasileiro - nasceu na cozinha das casas interioranas, tornando-se, com o tempo, um salgado popular. Recheada com queijo, frango ou palmito, ganhou a cidade grande e espaço fixo no cardápio de bares, padarias e festas. Surgiram as empadarias, lojas especializadas na delícia, agora incrementada por outros sabores.
Empadinhas de Queijo
Massa: 3 gemas, 6 colheres (sopa) de farinha de trigo, 100g. de margarina, 1 colher (sopa) de óleo, sal.
Recheio: 1 copo de leite, 100g. de queijo ralado, 2 ovos inteiros.
Preparo: Junte os ingredientes da massa com as pontas dos dedos até formar uma bola. Deixe descansar na geladeira por 1 hora. Abra nas forminhas, com as mãos. A massa é quebradiça. Bata no liquidificador os ingredientes do recheio. Encha as forminhas e leve ao forno médio.
Empadinhas de Batata
Ingredientes: ½ quilo de batata, descascada, cozida e amassada, 2 gemas, 2 colheres (sopa) de queijo parmesão, 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina, 1 colher (sopa) cheia de amido de milho, sal e pimenta-do-reino a gosto.
Preparo: Junte as gemas na batata e acrescente os outros ingredientes. Coloque essa massa no fundo das forminhas, recheie, cubra com a massa (abrindo com a palma da mão), pincele gema e leve ao forno para assar.
Recheio: Refogado de carne moída com pimentão, salaminho, ovo cozido e azeitonas.
É tempo de alcachofra
E ela pode entrar no seu cardápio em pratos rápidos e nutritivos.
Cultivada em todo o país, esta flor de origem mediterrânea se popularizou nos últimos anos e ficou mais acessível ao bolso. De baixo teor calórico, compõe pratos leves e saudáveis porque...
NUTRIÇÃO
Recomendações Nutricionais
É fundamental ter alguns cuidados com o corpo e, principalmente, com os alimentos que são ingeridos diariamente.
Com baixo índice glicêmico
Esses alimentos transformam-se gradativamente em açúcar na corrente sanguínea e evitam a alta liberação de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas que, em excesso, estimula o corpo a armazenar gorduras. As fontes são: cereais integrais, como a aveia, centeio, trigo e cevada; leguminosas, como o feijão, ervilha, lentilha, grão de bico e soja; hortaliças; legumes, exceto cenoura e beterraba; frutas com casca ou bagaço, como a laranja, maçã, pera, ameixa; carnes magras; e laticínios desnatados e sem açúcar, como o iogurte light.
Fibras solúveis
Auxiliam no processo de emagrecimento, pois junto com água esse tipo de fibra forma um gel que promove a sensação de saciedade. As principais fontes: frutas cítricas (laranja, mexerica), aveia, feijões, leguminosas (grão de bico, ervilha, lentilha) e algas.
Proteínas magras
Consomem mais calorias na hora da digestão, pois estimulam o metabolismo e têm efeito térmico. As fontes são os peixes, aves sem pele, filet mignon, clara de ovo e laticínios desnatados.
Outros
Chá verde, alimento antioxidante que acelera o metabolismo e elimina toxinas; água, que limpa e desincha; canela, gengibre e pimenta, que aceleram o metabolismo por aumentarem a taxa metabólica do organismo.
Evite os alimentos que vão direto para o seu abdômen:
Com alto índice glicêmico
Transformam-se rapidamente em açúcar no sangue e favorecem o estoque de gordura. São as balas, doces, bombons, chocolate, bolos, pães brancos, biscoitos recheados, entre outros.
Gordura trans
Prejudicam o metabolismo. Estão contidas em bolachas recheadas, sorvetes, salgadinhos e etc.
Alimentos ricos em sódio
Ajudam a reter líquidos e incham a região abdominal. São eles os embutidos, como o peito de peru, salame, mortadela, presunto; defumados como a carne seca, bacalhau; temperos prontos concentrados; salgadinhos industrializados; queijos; entre outros.
Refrigerantes
Possuem calorias vazias, ou seja, eles não fornecem nutrientes e, além disso, são ricos em açúcar e gases, que dilatam o estômago.
Bebida alcoólica
Além de não ter nenhum nutriente, o álcool possui alto valor calórico.