Estudantes podem se inscrever em olimpíada digital de matemática

Torneio, destinado a alunos de 5 a 11 anos, terá duração de uma semana e será realizado dentro da plataforma israelense de gamificação Matific

REGIÃO - Da Redação

Data 06/09/2018
Horário 15:54
Reprodução - Inscrições, que começaram em agosto, são gratuitas e podem ser efetuadas através do site da Matific
Reprodução - Inscrições, que começaram em agosto, são gratuitas e podem ser efetuadas através do site da Matific

As escolas públicas do Estado de São Paulo vão disputar, pela primeira vez, uma olimpíada de matemática dentro de uma plataforma de jogos digitais. Com o apoio da Secretaria Estadual de Educação, o torneio é destinado a todos os alunos brasileiros da educação infantil até o 6º ano, com idades entre 5 e 11 anos, incluindo a rede privada de ensino. As inscrições estão abertas desde o dia 15 de agosto e a participação é gratuita.

A olimpíada digital de matemática, que ocorre de 26 de setembro a 9 de outubro deste ano, é organizada pela empresa israelense Matific, especializada em gamificação para o ensino matemático, que abrirá gratuitamente a sua plataforma de jogos para o torneio. A ferramenta é utilizada atualmente por 450 escolas no Brasil, com cerca de 100 mil alunos da rede pública e privada. No mundo, atende cerca de 2,5 milhões de estudantes, de 40 países.

Serão premiadas as três escolas que obtiverem o maior número de acertos nos jogos propostos, além de professores e alunos com melhor desempenho na plataforma. No total, serão oferecidos R$ 150 mil em prêmios e em dinheiro. A expectativa dos organizadores é atingir a adesão de cerca de 1 milhão de alunos no Brasil para o torneio.

Para o diretor da Matific Brasil, Dennis Szyller, a proposta da olimpíada é apresentar a matemática de um jeito fascinante e engajador, tirando a ideia de que a disciplina é chata e difícil. “Além de conhecer de perto a mais premiada plataforma de matemática do mundo, os alunos poderão experimentar os jogos e, assim, vivenciar uma nova forma de aprender matemática”, comenta. “Já os professores terão a oportunidade de saber como usar a Base Nacional Comum Curricular [BNCC] em sala de aula, além de tornar a matemática a disciplina mais esperada do dia”, acrescenta

A psicopedagoga Ana Paula Carmagnani, gerente de projetos pedagógicos da Matific Brasil, ressalta que o atual ensino da matemática no Brasil, baseado em decorar e memorizar, tem levado os alunos a ter desempenhos cada vez piores na disciplina. “Trata-se de um modelo ultrapassado. Por outro lado, tecnologias como a da Matific promovem uma aprendizagem mais profunda, pois, além de engajá-los em situações cotidianas, estimulam a curiosidade, a exploração, o raciocínio lógico e a aprendizagem pela descoberta, em um ambiente lúdico e interativo”.

Serviço

Informações e inscrições através do site https://www.matific.com/bra/pt-br/matificgames/school.

Com Assessoria de Imprensa

 

 

 

 

Publicidade

Veja também