Estudantes de Rancharia recebem cinema e teatro

Segunda e terça-feira, dois projetos culturais visitam a cidade exibindo filmes e peças para alunos da rede pública

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 14/04/2017
Horário 10:15
 

A semana vai começar bem animada para alunos da rede pública de Rancharia. Nesta segunda-feira (17), a cidade sedia dois projetos que oferecem sessões de cinema e teatro gratuitas para os estudantes. A peça teatral "Ursa Rosa Projeto Iceberg – entendendo as mudanças climáticas" será apresentada no Teatro Municipal Laércio Boim, para crianças de 8 a 12 anos de escolas municipais. Já o projeto Estradafora instala sua sala móvel de apresentações na Praça da Matriz, onde receberá alunos em sessões de teatro e cinema. Esse cineteatro permanece na cidade também na terça-feira.

Jornal O Imparcial Projeto Estradafora instala sua sala móvel de apresentações na Praça da Matriz

Ambos os projetos são patrocinados, via Lei Rouanet, pela Rio Paranapanema Energia, concessionária da hidrelétrica Capivara, cujo reservatório banha o município. A realização é de duas Organizações Não Governamentais (ONG). A Ciência Divertida, empresa líder em atividades científicas interativas para o público infanto-juvenil, traz a peça sobre o aquecimento global. Já o Estradafora é um projeto cultural do Teatro de Tábuas que circula desde 2011 na região da Bacia do Paranapanema.

"O Estradafora percorre a região com uma sala móvel de cinema e teatro, inflável, climatizada e com 140 lugares. Cada cidade participante monta a sua programação a partir dos filmes disponibilizados. Nesta edição, são sete títulos, desde animações Disney até produções nacionais.  A programação inclui também uma peça encenada pelo Teatro de Tábuas", explica o gerente de Responsabilidade Social da Rio Paranapanema Energia, André Guimarães.

Sobre a peça da Ciência Divertida, Guimarães ressalta que ela une teatro e ciência, com uma linguagem divertida e muita interação com o público. "Nesta semana em que é comemorado o Dia Mundial da Terra , o tema aquecimento global ganha ainda mais protagonismo. Porém, é importante tratarmos sempre dos problemas ambientais de maneira acessível com as crianças, conscientizando e engajando as novas gerações nas questões ecológicas", pontua.

De Rancharia, os projetos prosseguem em cidades paulistas e paranaenses vizinhas das oito usinas do rio Paranapanema sob a concessão da empresa patrocinadora, que é subsidiária do Grupo CTG no Brasil. "Ursa Rosa Projeto Iceberg – Entendendo as Mudanças Climáticas" será apresentada em 40 cidades e o Estradafora percorrerá 25 municípios. Graças à parceria com as secretarias municipais de Educação, os convites são direcionados preferencialmente aos estudantes da rede pública.

 

 
Publicidade

Veja também