Estudantes de Iepê aprendem pintura em cerâmica
De acordo com a coordenadora da ação, Neide Barrocá Faccio, o evento de ontem objetivou também a comemoração da Semana Nacional do Museu.
Cerca de 100 alunos do 5° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Antônio Rodrigues, de Iepê, participaram ontem da Oficina de Pintura em Cerâmica. O objetivo é aproximar os estudantes da história arqueológica da região. "Quando oferecemos conceitos aliados a atividades práticas, observamos que os jovens aprendem mais", explica uma das responsáveis pelas aulas, Juliana Aparecida Rocha Luz.
Conforme frisa, nas oficinas são reproduzidas réplicas de vasilhas feitas por grupos guaranis, que habitaram o Vale do Rio Paranapanema de 700a 1.668 anos atrás.
A iniciativa é idealizada por meio da Pró-Reitoria de Extens

Por meio de projeto, crianças aprendem conceitos e práticas referentes à cultura indígena
ão da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp), campus de Presidente Prudente, sendo realizada em escolas públicas do Estado e para comunidades interessadas.
De acordo com a coordenadora da ação, Neide Barrocá Faccio, o evento de ontem objetivou também a comemoração da Semana Nacional do Museu.
Segundo Faccio, a oficina, além de divulgar a arte indígena, também constitui em importante veículo para mostrar a cultura dos povos de forma lúdica, tendo em vista que as vasilhas cerâmicas possuem forma e decoração relacionadas com a função delas no dia a dia de cada aldeia.
Museu de Iepê
O Museu Municipal de Arqueologia de Iepê foi fundado em 2000 e, por meio de pesquisas arqueológicas realizadas no município pela Unesp foram angariadas várias peças de urnas funerárias. "A cidade é um grande polo de estudo. Possui nove sítios arqueológicos, sete sítios de grupos agricultores guarani e dois sítios de grupos caçadores coletores", pontua Faccio.
Como requisitar
Interessados em agendar a oficina devem ligar para o Laboratório de Arqueologia (LAG) Guarani da Unesp, pelo 3918-4886.