Estresse x equilíbrio no período de provas escolares

OPINIÃO - Fabiane Rizo Salomão

Data 07/06/2024
Horário 05:00

Estamos em um período de encerramento de semestre letivo no qual as férias se anunciam, mas antes do descanso tão desejado, os alunos serão avaliados e precisam realizar provas e entregar trabalhos aos seus professores. As avaliações muitas vezes causam estresse, ansiedade e reações fisiológicas na maioria dos jovens e crianças, fato que pode prejudicar o desempenho acadêmico e, até mesmo, adiar o aproveitamento das férias. 
Mas, por que nos sentimos assim? Autocobrança elevada, sentimentos de medo e insegurança diante de avaliações de desempenho, exigências da família e da própria sociedade podem ser gatilhos para o estresse. Os autores da psicologia histórico-cultural concebem o psiquismo humano operando de forma interligada, no qual a cognição e o afeto não podem ser dissociados. Nesta concepção, os conteúdos que estudamos na escola não são assimilados apenas pela cognição, mas também mobilizam emoções e afetos. Neste sentido, ao nos preparamos para uma prova ou realizarmos um trabalho acadêmico, estamos mobilizando nosso psiquismo pela relação cognição-afeto. 
Ao entendermos esse processo, podemos desenvolver estratégias para manter o equilíbrio desse sistema e não deixarmos que as emoções comprometam nosso desempenho nas avaliações. Aprender como agir de forma mais positiva diante desses elementos estressores possibilita bem-estar psicológico, desenvolve o autocontrole e a resiliência. Mas, como enfrentar a ansiedade diante das provas? A resposta a essa questão está em você! Pense que sentir ansiedade é um processo normal, é uma resposta do corpo a estímulos do meio ambiente social e, antes que ela aumente e interfira em seu desempenho, vamos aprender algumas estratégias para controlá-la. 
Respire profundamente, repita esse procedimento algumas vezes. Pense objetivamente e espante os pensamentos negativos, reflita acerca de suas habilidades, valorize seus conhecimentos, se prepare para as provas e acredite no seu potencial. Realize atividades físicas como caminhadas e tente alongar o corpo, pois estabelecer o equilíbrio entre os aspectos cognitivos, físicos e emocionais contribuirá positivamente em seu desempenho diante de qualquer avaliação e, sobretudo ao realizar as provas de final de semestre, prepare-se, estude e acredite em você!
 

Publicidade

Veja também