Estímulo à cidadania

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 31/05/2023
Horário 04:14

A Escola do Legislativo “Vereadora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima” e a Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas promovem o Parlamento Jovem – Programa Multiplicadores da Cidadania. 

INSCRIÇÕES ABERTAS
As inscrições do Parlamento estão abertas para meninos e meninas de 12 a 15 anos e que estejam matriculados em escolas públicas ou privadas. A previsão é de 100 jovens na 1ª etapa, os quais terão encontros presenciais para trabalhar o conteúdo pertinente. 

LEGISLATURA JOVEM 
Na 2ª etapa haverá eleição de 13 vereadores que irão compor a Legislatura Jovem. A organização passa pelos presidentes da Câmara, Tiago Oliveira (PTB), e da Escola, William Leite (MDB); e Wellington Bozo (MDB), das políticas para a Juventude. 

ALGO SEMELHANTE
Em Prudente foi desenvolvido algo semelhante em 1979, como parte das comemorações do Ano Internacional da Criança, na gestão do então prefeito Paulo Constantino e do vice Benedicto Apparecido Pereira do Lago (1926-1988), o professor Ditão.

PREFEITO MIRIM
Naquela ocasião, com votação de crianças, foram eleitos prefeito, vice-prefeito e vereadores mirins. O ex-vereador Marcos Azevedo foi eleito prefeito mirim, na disputa com Marcelo Manfrim e Laércio Alcântara, atual diretor administrativo da Câmara.

ENGRENAGEM PÚBLICA
Conforme Laércio, que atuou como chefe de gabinete, foi algo mais simples do que a proposta atual, mas de grande importância por incentivar a participação infanto-juvenil para conhecer o processo de funcionamento da cidade.

FORMAÇÃO CIDADÃ
Seu entendimento é que o Parlamento Jovem contribuirá na formação do cidadão do futuro e que essa oportunidade representa que cada menino ou menina adquira mais responsabilidade junto à sua comunidade.

AUDIÊNCIA HOJE
Nesta quarta-feira (31) tem audiência pública às 19h30 na Câmara Municipal para debater o projeto do prefeito Ed Thomas (sem partido) de empréstimo de R$ 90 milhões junto à Caixa Econômica Federal.

PARA EXPLICAR
Foram convidados para explicar o projeto os secretários municipais de Finanças, Célia Molinari, e de Obras, Mateus Grosso. A proposta da audiência é dos vereadores Demerson da Saúde (PSB) e Mauro Neves (Podemos).

SEMPRE NO RADAR
Publicação do Plantão na edição de ontem de O Imparcial, sobre passar por Prudente investigações parlamentares do MST (2023) e a do Trafico de Armas (2006), o jornalista Maycon Morano lembrou que também passou uma outra.

CPMI DA TERRA
Foi a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) da Terra (2005), que teve audiência pública na Câmara Municipal de Presidente Prudente e visita ao Assentamento Rodeio, em Presidente Bernardes. 

NOMES CONHECIDOS
Estiveram na região nomes conhecidos nacionalmente: os então senadores Álvaro Dias e Eduardo Suplicy. Entre os deputados, um nome que ampliou a sua projeção no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL): Ônyx Lorenzoni.

Publicidade

Veja também