Hoje é véspera de Natal, dia de muita reflexão, de se inspirar nos ensinamentos e atitudes de Jesus Cristo, o Filho de Deus, que tanto fez e faz por nós neste plano. Tradicionalmente, essa data é de extrema importância para as famílias, um momento aguardado durante todo o ano, quando temos a oportunidade de nos reunir com amigos e familiares, de dividirmos a ceia, de confraternizar e aguardar por um novo ano, repleto de bênçãos e aprendizados.
Contudo, esse atípico ano de 2020, que tanto já nos fez experienciar situações nunca antes imaginadas, fará com que nosso Natal seja diferente. Diferente na sua realização, mas não na sua essência. Isso porque continuaremos firmes no propósito de louvar e agradecer pelo nascimento do menino Jesus. Contudo, é preciso grande parcimônia durante as confraternizações. É preciso nos conscientizarmos de que não podemos, não nesse momento, nos aglomerar, nos abraçar, nos beijar, enfim, será um Natal diferente.
Claro que a vontade de todos nós é reunirmos a família toda, encontrar com as tias que moram longe, com os primos que não vemos desde o ano passado, com aquele amigo de infância que mora em outra cidade. Mas, é preciso reforçar que este não é o melhor momento. Ouvir uma afirmação desta em pleno Natal soa um tanto quanto incoerente....contudo, não podemos nos esquecer, nem por um segundo, que estamos vivenciando uma pandemia. Diariamente vemos casos de pessoas infectadas, mortes, falta de leito. Nossa região, infelizmente, retrocedeu no Plano São Paulo, e, a partir de amanhã, voltará à fase vermelha, com mais restrições.
Cada um de nós precisa fazer a sua parte. Se cuidar o máximo possível, evitar sair de casa sem necessidade, prezar pelo distanciamento social, seguir à risca os protocolos de higiene, e lembrar que tudo isso vai passar! Hoje é véspera de Natal, dia de muita reflexão. O ano de 2020 nos fortaleceu e nos ver crescer de uma maneira inimaginável. Por isso, com certeza, 2021 será um ano de muita prosperidade para todos nós. Feliz Natal!