Estado instaura “Fase Emergencial” frente à atual situação pandêmica

Medida suspende totalmente celebrações religiosas coletivas, atividades esportivas coletivas e serviços de retirada (take-away) de todos os setores

REGIÃO - WEVERSON NASCIMENTO

Data 11/03/2021
Horário 13:32
Foto: Reprodução
Fase de maior restrição deverá iniciar na próxima segunda-feira e se estenderá até o dia 31 deste mês
Fase de maior restrição deverá iniciar na próxima segunda-feira e se estenderá até o dia 31 deste mês

Em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, no início desta tarde, o governador João Doria (PSDB) apresentou novas informações sobre o combate ao novo coronavírus no Estado.

Dentre as medidas anunciadas está a considerada Fase Emergencial, que suspende totalmente celebrações religiosas coletivas, atividades esportivas coletivas e serviços de retirada (take-away) de todos os setores.

O novo pronunciado também endurece a proibição do uso de praias e parques, e reforça a medida do toque de recolher que já vigora das 20h às 5h.

A fase de maior restrição deverá iniciar na próxima segunda-feira e se estenderá até o dia 31 deste mês.

Em um balanço feito pelo Estado, tais medidas atingem mais 14 atividades e têm como objetivo tirar 4 milhões de pessoas de “circulação”. Na coletiva, o governo também informou que o tele-trabalho será obrigatório para atividades administrativas não essenciais, e retirou alguns serviços considerados essenciais no Plano São Paulo, como:

  • lojas de materiais de construção, que a partir da vigência deverão permanecer fechados (fase vermelha).
  • retirada presencial de mercadorias em lojas ou restaurantes - a partir desta segunda, apenas serviços de delivery poderão operar.

Na rede pública de ensino, o governo decidiu antecipar o recesso escolar para o período de 15 a 28 de março. No entanto, as unidades ficarão abertas apenas para oferta de merenda e distribuição de material mediante agendamento. Já as escolas municipais e particulares terão autonomia para decidir se fecham ou não. 

Impacto local 

Quanto à medida que suspende as atividades religiosas coletivas, o bispo diocesano de Presidente Prudente, dom Benedito Gonçalves dos Santos, afirmou que toda a Diocese deverá acatar a decisão do Estado.

“Deverão permanecer apenas as missas online sem a presença dos fiéis. Mas, as igrejas irão permanecer abertas para orações individuais, como foi apontado pelo governador do Estado”, explica.

Amanhã, toda a Diocese irá receber orientações para o período da Fase Emergencial.  

O presidente do Conselho de Pastores de Presidente Prudente, Paulo Amendola, explica que os lideres religiosos filiados já vêm acatando às decisões estaduais e municipais e, inclusive, parte das igrejas já conta com programação inteiramente online. 

 

SAIBA MAIS

Complicação causada pela Covid-19 mata a terceira pessoa da mesma família

Boletim diário traz 69 casos positivos e 3 óbitos para covid-19; internados chegam a 130

Estado confirma presença da variante P.1 em mais três cidades da região

Venceslau confirma primeiro caso da variante mais contagiosa da Covid-19

Variante da Covid-19 tem os primeiros casos registrados em Dracena

Publicidade

Veja também