O governo de São Paulo iniciou nesta semana as obras da primeira fase do programa Novas Estradas Vicinais, que propõe melhorias a 745 quilômetros de 66 vias incluídas na primeira etapa do cronograma. O investimento nesta fase é de R$ 521 milhões e está gerando quase 10 mil vagas de empregos. A DR (Divisão Regional) de Presidente Prudente teve quatro obras iniciadas, totalizando R$ 24,8 milhões de investimentos em 48,8 km de estradas:
- Vicinal SPV-071e, em Presidente Epitácio - 6,9 km;
- Vicinal PSE-370/CAA-125/PSV-060, em Presidente Venceslau, Caiuá e Presidente Epitácio - 28 km;
- Vicinal PRP-030, em Parapuã - 3,4 km;
- Vicinal MTO-020/MTO-334/MTO-010, em Martinópolis - 10,5 km.
"São Paulo faz um investimento histórico na recuperação e modernização das nossas estradas. No caso das vicinais, estamos melhorando a logística e ajudando os municípios na manutenção de caminhos que impactam no escoamento da produção agrícola e na qualidade de vida das pessoas de cada cidade", afirmou o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB).
As obras estão sob responsabilidade do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), ligado à Secretaria de Logística e Transportes, e vão beneficiar diretamente uma população de 16,7 milhões de pessoas em todo o Estado. A previsão é que as melhorias sejam totalmente concluídas em até 12 meses.
Parte do programa Pró São Paulo, que reúne recorde histórico de R$ 50 bilhões em investimentos estaduais, o Novas Estradas Vicinais abrange um amplo pacote de obras de infraestrutura para auxiliar na retomada do crescimento econômico, com oferta de emprego e geração de renda em 2021 e 2022. O governo do Estado vai aplicar R$ 3,3 bilhões somente na recuperação das vicinais paulistas, com a geração de 30 mil empregos.
"Com muita alegria damos início a essas obras anunciadas há tão pouco tempo pelo governo de São Paulo. Melhorar a qualidade de vida das pessoas, criar empregos e gerar renda são nossas prioridades. E as estradas vicinais têm esta capacidade, pois elas escoam a nossa produção e dão acesso aos grandes centros", afirmou o secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.
Ele lembra ainda que a geração de empregos está beneficiando as cidades que recebem as obras, o que favorece economias locais afetadas pela pandemia.
A contratação de obras das outras quatro fases do Novas Estradas Vicinais estão com processo licitatório em andamento.
Um estudo técnico do DER, realizado em conjunto com as prefeituras a partir de 2019, identificou os principais gargalos para o desenvolvimento do projeto.
A partir desse levantamento, as vicinais foram divididas em categorias: estradas que ligam polos geradores de produtos (como fazendas) e serviços (empresas) e rodovias estaduais, além das vias que dão acesso a municípios vizinhos.