O governo do Estado de São Paulo premiou, nesta terça-feira, no Memorial da América Latina, municípios que se destacaram na alfabetização de crianças. O Prêmio Excelência Educacional, parte do programa Alfabetiza Juntos SP, reconhece os esforços das redes municipais que atingiram as metas estabelecidas na avaliação do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) de 2024. O investimento total na premiação é de R$ 80 milhões, sendo R$ 1,5 milhão para 34 cidades da região de Presidente Prudente.
Foram concedidos dois tipos de premiação: um para os municípios com escolas vencedoras no Prêmio Excelência Educacional, que reconheceu 1.171 escolas municipais de 442 cidades do Estado; e outro para os 100 municípios que obtiveram os melhores resultados na Avaliação de Fluência Leitora.
Na região de Presidente Prudente, 34 cidades receberam o prêmio Excelência Educacional pelos resultados no Saresp: Adamantina, Álvares Machado, Caiabu, Caiuá, Dracena, Emilianópolis, Estrela do Norte, Euclides da Cunha Paulista, Flora Rica, Indiana, Inúbia Paulista, Junqueirópolis, Marabá Paulista, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Monte Castelo, Narandiba, Nova Guataporanga, Osvaldo Cruz, Panorama, Piquerobi, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Ribeirão dos Índios, Sagres, Salmourão, Sandovalina, Santo Anastácio, Santo Expedito, São João do Pau d’Alho e Tupi Paulista.
Receberam a premiação por estarem entre as 100 cidades que mais avançaram na Avaliação de Fluência Leitora os municípios de Adamantina, Caiabu, Caiuá, Flora Rica, Indiana, Inúbia Paulista, Junqueirópolis, Mirante do Paranapanema, Presidente Prudente, Rosana, Sagres, Sandovalina, Santa Mercedes, Santo Anastácio e Tupi Paulista.
O Prêmio Excelência Educacional tem como critério o IEE (Índice de Excelência Educacional), baseado nos resultados do Saresp. Cada escola tinha uma meta individual, considerando evolução de notas, complexidade da unidade, tamanho, vulnerabilidade social e se integra o regime de ensino em tempo parcial ou integral. Já o reconhecimento aos municípios destaques na alfabetização levou em conta os melhores índices de fluência leitora, uma métrica essencial para avaliar o desenvolvimento das crianças.
O secretário da Educação do Estado de São Paulo, Renato Feder, destacou que a premiação é parte de um esforço mais amplo do programa Alfabetiza Juntos SP. “Estamos trabalhando para garantir que 90% das crianças do 2º ano estejam alfabetizadas até 2026. Os avanços já são visíveis, com um crescimento de 57% no número de alunos que sabem ler adequadamente, passando de 48% de leitores no início de 2024 para 77% no fim do mesmo ano letivo”, explicou.
O Alfabetiza Juntos SP é um programa de colaboração entre Estado e municípios para garantir avanços na alfabetização. As prefeituras podem aderir a uma ou mais ações do programa, que incluem a formação de professores (já adotada por 638 cidades), a Avaliação de Fluência Leitora (645 municípios participantes), a distribuição de material didático padronizado (509 municípios) e o uso da plataforma de leitura e disponibilização de obras literárias online Elefante Letrado (343 municípios).