Estado de contenção

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 04/02/2025
Horário 04:11

Nestes tempos de déficit de R$ 298,5 milhões no orçamento municipal, a leitura que se faz da situação econômica exposta pelo prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (Republicanos), é de que a Prefeitura vive em estado de contenção de despesas. 

METADE DA DOTAÇÃO
O Plantão tem a informação de que a orientação, pelo menos neste momento, é de que cada secretaria trabalhe com a possibilidade de gastar a metade de sua dotação orçamentária, para garantir o fechamento do ano com as contas pagas.

USO DA CRIATIVIDADE
Para driblar essa situação inconveniente, a perspectiva é conseguir recursos financeiros junto aos governos estadual e federal. O prefeito também tem orientado seu time a usar a criatividade, gastando pouco, mas sem deixar de lado bons resultados. 

DOAÇÃO DE PNEUS 
Exemplo de criatividade exposto durante o anúncio do déficit fiscal, originado por contas não pagas pela administração anterior, é o da obtenção de pneus para veículos da frota municipal, através de doação da Receita Federal (produtos apreendidos).

PEDIDO DE MÚSICA
Passou janeiro, entrou fevereiro e a mesa diretora da Câmara Municipal não conseguiu nomear novo diretor de Comunicação. Até o final de semana dava para “pedir música no Fantástico”, critério do programa para quem marca três gols em único jogo. 

SITUAÇÃO INDEFINIDA
Foram três nomes praticamente anunciados de jornalistas que estiveram conversando na Câmara e nenhum deu certo. Ontem, teria havido conversa com um quarto profissional da área e também sem solução. Se tiver mais dois, poderá pedir música novamente.

ATUANDO NA MÁQUINA
Na divisa dos bairros Morada do Sol e Belo Galindo, no domingo (2) e por ocasião do programa Sua Vida Melhor Ainda, lá estiveram os ex-vereadores Joãozinho da Saúde (PP) e Nathalia Gonzaga (PSDB). Ambos estão atuando no governo Tupã.

SAÚDE E FUNDO SOCIAL
Joãozinho está trabalhando na Secretaria Municipal de Saúde. Nathalia assessora a primeira-dama Renata Mello no Fundo Social de Solidariedade, com participação importante no programa comunitário retomado de gestões anteriores do próprio Tupã.

VEREADORES E VICE
Também estiveram por lá os vereadores Demerson da Saúde (Republicanos), líder do governo na Câmara; Babu da Cohab (PP) e Guilherme Alencar (Republicanos). Também estava presente o vice-prefeito José Osanan (PL) e os secretários municipais.

POR ACLAMAÇÃO
Com chapa única, o prefeito reeleito de Euclides da Cunha Paulista, Nenê Lopes (Republicanos) foi aclamado por prefeitos e presidentes de câmaras de vereadores presidente da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema); ontem.

ACORDO DE 2023
Sua candidatura surgiu há dois anos: fruto de acordo com a prefeita reeleita de Presidente Venceslau, Bárbara Vilches (PP), que foi candidata a presidente da Unipontal na eleição anterior, tendo Nenê entre os apoiadores. 

A CADA DOIS ANOS
Há dois anos, Bárbara disputou com o então prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas (MDB), que se reelegeu e agora está deixando a entidade municipalista após dois mandatos seguidos, sendo cada um de dois anos.

Publicidade

Veja também