A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo assinou a resolução nº 92 para certificar a regularidade do processo de IG (Indicação Geográfica) da batata-doce de Presidente Prudente e região. "A iniciativa é um importante reconhecimento para produtos agrícolas, já que promove o aumento da produtividade, competitividade e geração de mídia espontânea relacionada à produção local", aponta o Estado.
Após análise da documentação enviada pela Aprobarpp (Associação dos Produtores de Batata-Doce de Presidente Prudente e Região), a pasta concluiu que os requisitos exigidos para o registro da IG foram atendidos. Agora, o processo foi encaminhado ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) para análise final e reconhecimento oficial da Indicação Geográfica da batata-doce de Presidente Prudente.
“Precisamos incentivar a vocação de cada região do Estado e a Indicação Geográfica é o instrumento que certifica a origem do produto agropecuário, o que permite esse incremento aos polos produtivos paulistas. Neste caso, a região de Presidente Prudente, nosso maior polo produtor de batata-doce de nosso Estado, está conquistando esse reconhecimento por sua história com essa cultura agrícola fundamental para São Paulo e para o Brasil”, acrescenta o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai.
Com cerca de 182 mil toneladas de batata-doce em uma área com mais de 10 mil hectares, São Paulo é o maior produtor do alimento no país, segundo dados do IEA (Instituto de Economia Agrícola), sendo que a região de Presidente Prudente é a principal produtora do Estado. São cerca de 180 produtores em cidades como Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Caiabu, Martinópolis, Narandiba, Pirapozinho, Presidente Bernardes e Santo Expedito. A produção abastece todo o país, além de exportar para o Mercosul (Mercado Comum do Sul) e Europa.
A Indicação Geográfica é um ativo de propriedade intelectual definido na Lei de Propriedade Industrial 9.279, de 14 de maio de 1996. O INPI, responsável pela certificação oficial do selo, calcula que a concessão da IG aumenta o valor do produto, em média, entre 20% a 50%.