Esporte: uma metodologia a ser aplicada em qualquer setor...

OPINIÃO - Marcos Alves Borba

Data 21/08/2024
Horário 05:00

Hoje, grande parte dos setores das empresas prega uma linha de conduta baseada em situações vivenciadas e praticadas pelo esporte. Exemplo disso citado, momentos quando um atleta ou uma equipe almejam determinados resultados obtidos através dos treinamentos, persistência dos dias, desânimos constantes, deixando muito bem claro o quanto valeu aquele processo diário, através do suor, das dores, rotinas cansativas, compromissos adiados, pessoas presentes que o apoiam, outras nem tanto e dando seu melhor, dentre tantos outros momentos que tiveram de deixar de lado por um único propósito, vencer pelo que foi projetado. 
Em nosso dia a dia, todos nós já passamos por isso e não será diferente nos próximos dias. Isso nos serve como lição, mesmo que um número de pequenos adeptos não se condiz com essa dinâmica. Isso condiz também que, ainda continuamos a lidar com muitos que aderem um senso de indiferença, isto é, deixe acontecer, pois eles não sabem o que estão fazendo. Como referência, temos as Olimpíadas, considerado um dos maiores eventos esportivos mundiais, e que nos serve como aquilo que foi proposto valha a sua tentativa. Pois, anos de trabalho, e ali se obtém um resultado ou simplesmente é preciso recomeçar tudo novamente. Seria isso mesmo? Qual o seu propósito por aquilo que almeja? O que tem feito para que sua busca por algo tenha isso?  
É natural que todo trabalho feito com direcionamento, dedicação, perspicácia, constância, tenha seus resultados expressivos. Acreditamos que essa persistência, tendo como cúmplice uma total validade do que se espera, o possível acontece. Poderemos ter como mérito o que nossa busca insistentemente acreditou, e assim conciliarmos os desafios das emoções que nos perseguem, mesmo fazendo com que essa naturalidade tente nos enganar por algum tempo. Não somos máquinas, mas tentamos com uma certa solidez nos precaver dessa invariável permanência dos verdadeiros fatos, mesmo sendo cansativo. Isto é, em algum momento nos sentimos totalmente exaustos, mas não temos tanta fluidez dessa nossa força constante. Nessa pequena analogia do que podemos buscar como referência das coisas, e hoje mais ainda, o esporte vem a cada dia se posicionando em quase todos os ambientes, sendo primordial e com referência de resultados muito expressivos. Nos cabe como saber fazer isso. Isso se entendermos que vale como um conceito de dinâmica prática.
Você pode até não concordar com essa analogia, no qual parte das empresas prega como forma e caminho em que as pessoas têm seu verdadeiro valor, e quando estimulado por algo que as leve a caminhos desafiadores, com certeza o esporte nos presenteia com uma bela referência. E você, qual linha de conduta o leva a pensar e agir de maneira que cada dia seja um momento solene e não tão árduo como pode parecer? 
E, hoje mais ainda, onde grandes profissionais, como médicos, advogados, empresários, empreendedores e tantos outros, vem já algum tempo praticando e fazendo o seu esporte favorito, como forma de se manter em forma, mas também como forma de válvula de escape das atribuições diárias que enfrentam no dia a dia. Mas o que verdadeiramente nos surpreende e muito, e isso já faz um bom tempo mesmo, que na hora de validar o esporte como um processo, devido a sua vivência e prática pelo valor de seus resultados obtidos e muito a saúde de todos, ainda percorreremos caminhos longos. Sem dizermos o envolvimento social, ambiente escolar principalmente, e tantos outros valores, ficamos a mercê de que a educação entenda e algo seja feito de sua legitimidade atribuída aos cinco sentidos de uma geração que tanto necessita. 
 

Publicidade

Veja também