Como parte do projeto Ocupação Artística no Sesi-SP, o artista plástico e escultor mineiro, Leandro Gabriel, 47 anos, de Belo Horizonte (MG), fez um “Jardim” na Esplanada do Sesi do Parque Furquim, em Presidente Prudente. Não estamos falando de uma plantação de flores e plantas ornamentais naturais, mas de uma instalação artística com oito grandes esculturas feitas de ferro com dimensões que variam entre 3,5 m (metros) e 4,2 m de altura com até 1,4m de largura. Na tarde de ontem, ele ministrou uma oficina com 66 alunos do 5º ano A e B. E hoje, às 10h dará uma palestra no auditório do Sesi, para os alunos do ensino médio sobre seu trabalho. A mostra que já passou por Marabá (PA) e em vários municípios de BH, é inédita no Estado de São Paulo.
Leandro explica que a obra condensa a essência do meio ambiente enquanto traz à tona a técnica essencialmente humana com suas formas remetendo a elementos da natureza, ao mesmo tempo em que as cores e texturas aproximam o público do vocabulário mecânico e industrial.
“É justamente essa dualidade que provoca no observador o lúdico desejo da decifração. Eu não defino, não dou título às minhas obras porque a leitura é muito individual, feita de acordo com a vivência de cada pessoa com o seu universo”, expõe.
Conforme Hilda Pereira de Souza, agente de atividades culturais da unidade, quem passar em frente ao Sesi nos próximos dez meses poderá apreciar a instalação, mesmo durante à noite, pois as peças receberão iluminação especial, uma luz branca.
“O trabalho dele é impressionante. Tanto pelo tamanho quanto pelos detalhes bem trabalhados das peças. Vale a pena, alunos de Arquitetura, engenharia, entre outras áreas ver de perto. Será um prazer recebe-los”, convida Hilda.
As alunas do 5º ano, Mariana Municardi, 11 anos, ressaltou a questão do incentivo à reciclagem e Lara Mariana Rodrigues da Silva, 10, acharam o trabalho de Leandro bem interessante. “É diferente! E o legal é ver que o que seria lixo ele transforma em algo tão legal e bonito”, expôs Lara.
Amor à arte
Passando pela unidade não tem como não olhar para ver o que são aquelas grandes esculturas na Esplanada do Sesi. Leandro explica que para construí-las, aglutina, forja e solda recortes de chapas de ferro, transformando a matéria fria, geométrica e dura em algo maleável e orgânico.
Atualmente, Leandro que se dedica à arte há 27 anos, dirige o espaço cultural Viaduto das Artes, onde ele mantém seu ateliê com uma galeria aberta ao público, exatamente embaixo de um viaduto. “Isso é legal porque permite maior acessibilidade de todos. Os tamanhos das esculturas também tem esse mesmo objetivo, serem colocadas em locais públicos de grande circulação, para que o maior número de pessoas tenham a oportunidade de contemplar uma exposição de arte, uma vez que por incrível que pareça, em uma pesquisa foi constatado que 87% das pessoas nunca tinham visitado uma exposição”, destaca o artista.
Leandro é graduado em Artes Plásticas pela Escola Guignard e pós-graduado em Arte-Educação pelo Cepemg (Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais de Minas Gerais). Trabalhando como escultor realizou diversas exposições, pelo Brasil e fora também, tendo como destaque as mostras: Trio Bienal 2015 Forma e Matéria, Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro/2015; Art Basel - Pavilhão Brasil, Miami/2014; MAC/USP 40 anos, São Paulo/2003.
Ocupação Artística
O projeto transforma espaços diversos como muros, arquibancadas, jardins, janelas, entre outros, em plataformas expositivas, recebendo interferências artísticas produzidas em diversas técnicas e materiais. A iniciativa criada em 2013 promove o contato do público com novas linguagens artísticas, oferecendo-as em locais de grande visualização e circulação.
Visitação
Visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h45, e aos sábados das 9h às 12h30.
Local da exposição: Esplanada do Sesi Furquim
Endereço: Avenida Ibraim Nobre, 585 – Parque Furquim, Presidente Prudente
Informações e agendamento para visitas educativas: (18) 3901-8100
Entrada gratuita