Atualmente, muito tem se falado no jogo da baleia azul, um desafio que deixa familiares, professores e tutores em alerta. Mas, você sabe do que se trata? Esse desafio já levou mais de 100 adolescentes a óbito na Rússia e chega ao Brasil trazendo as primeiras vítimas. Mas, qual seria a solução? Segundo os especialistas, antes de tudo, a informação e conscientização. É por isso que no dia 11 de maio, às 17h30, a Toledo Prudente Centro Universitário idealizará um encontro para trazer esclarecimentos sobre o desafio da baleia azul. O encontro ocorrerá no Salão Nobre.
Podem participar alunos, antigos alunos, pais, professores, tutores e outros profissionais interessados na temática. A entrada para os interessados se dará mediante a entrega de 1 kg de alimento não perecível, que posteriormente será encaminhado para unidades assistenciais de Presidente Prudente. As inscrições devem ser feitas em www.toledoprudente.edu.br.
Neste bate-papo, o médico psiquiatra da infância e da juventude, Kaled El Sahli, e a psicopedagoga da Toledo Prudente, Neuza Gibim, falarão a respeito do desafio que traz insegurança e medo aos pais e profissionais da educação de todo o mundo e prestarão os esclarecimentos necessários para conscientização a respeito do assunto.
A psicopedagoga complementa que o jovem é atraído ao jogo por meio de um desafio pessoal. "O que motiva estes jovens neste momento é o fato de ser desafiado e mostrar que pode superar limites, mesmo que estes sejam da sua própria vida", explica.
Sobre
No desafio da baleia azul, o jovem é atraído e aceita uma maratona de desafios que dura em média 50 dias. Durante este período, além de provas pré-estabelecidas, ele também recebe instruções de um curador — que os investigadores acreditam se tratar de uma pessoa mais velha, altamente persuasiva, também responsável por convidar as pessoas para o "jogo".
As mensagens com novas missões chegariam sempre às 4h20, seja diretamente ou por postagens de conteúdo subliminar nas redes sociais. Assistir a filmes de terror indicados pelo mentor do desafio, subir no telhado de um prédio alto e cortar a própria pele seriam algumas delas. Ao fim dos dias, a meta final é tirar a própria vida.
Recentemente, o Ministério Público emitiu recomendação para que as instituições de ensino de todo o Brasil orientem pais e alunos, de forma a evitar que criminosos se aproveitem da vulnerabilidade, especialmente de crianças e adolescentes.
Recomendações do MP
- Fique atento a eventuais mudanças de comportamento do jovem;
- Demonstre interesse pela rotina dele;
- Adolescentes com a autoestima em baixa são mais vulneráveis;
- Dialogue e atraia a confiança de seu filho;
- Evite que ele fique muito tempo na internet;
- Deixe o computador em um local comum e visível da casa;
- Evite expor na internet informações particulares e dados pessoais.
Denúncias?
O Ministério Público recebe diariamente denúncias sobre grupos, comunidades e atitudes suspeitas ao cybercrime
[email protected]
SERVIÇO
Bate-papo sobre o desafio da baleia azul
Data e horário: 11 de maio, às 17h30
Local: Salão Nobre da Toledo Prudente
Entrada: 1 kg de alimento não perecível