Especialista alerta sobre dependência química
“Os diferentes tipos de efeitos, das mais variadas drogas, comprometem muito aquilo que é o centro dessa reunião: a segurança no trabalho. E não é só no trabalho, mas na vida, na sociedade e o ônus que representa, para todos, o uso da droga", ressalta o médico.
Lícitas ou ilícitas, as drogas estão presentes no cotidiano, expostas ao acesso de todos. Bebida alcoólica e cigarro, ou medicamentos controlados e entorpecentes. Para o médico José Hamilton do Amaral, o usuário dessas drogas não mantém um sentido de vida e "comete suicídio" ao consumi-la diariamente. O tema "Drogas: Sentido da Vida" foi debatido no terceiro dia da Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes) Unificada entre três empresas de Presidente Prudente:
O Imparcial, Grupo Caiado e Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

Palestra sobre consequências das drogas da sociedade foi abordada com trabalhadores
"Os diferentes tipos de efeitos, das mais variadas drogas, comprometem muito aquilo que é o centro dessa reunião: a segurança no trabalho. E não é só no trabalho, mas na vida, na sociedade e o ônus que representa, para todos, o uso da droga", ressalta o médico.
Durante a palestra, reforçou que a curiosidade, autoafirmação e comodismo são os principais motivos que levam à dependência, pois o indivíduo, no momento que faz uso da droga, tem a certeza que está cometendo uma conduta destrutiva, o que interfere no convívio coletivo de trabalho e na vida familiar, por exemplo.
"É preciso ter ideias e sonhos, mas principalmente, razões para correr atrás. E muitas pessoas perdem o sentido da vida, motivadas pela dependência, ou seja, desistem da vida e cometem suicídio", discorre.
LIXO ELETRÔNICO
Uma parceria entre as empresas e a Faculdades Integradas Antonio Eufrásio de Toledo resultou no recolhimento de lixo eletrônico. O local permanece recebendo os objetos até amanhã – último dia do evento. Estão restritos ao recebimento lâmpadas, computadores e impressoras.
SAIBA MAIS
CRONOGRAMA
28/08 – 8h – Meio Ambiente, Saneamento e Educação Ambiental Frente a Sustentabilidade – biólogo John Emilio Tatton
29/08 – 13h30 – Ergonomia e Qualidade de Vida para o Trabalho: Soma Ergonomia – Alexandre Trindade