O Sapru (Serviço de Acolhimento Provisório de Rua) de Presidente Prudente não registrou aumento considerável de acolhimentos na última semana durante a onda de frio que atingiu a região do oeste paulista. Porém, de acordo com a coordenadora de gestão do Suas (Sistema Único de Assistência Social), Andreia da Silva Subtil, os esforços para acolher pessoas em situação de rua continuam firmes.
“São realizadas abordagens diurnas e noturnas pela equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social, ofertando o Serviço de Acolhimento. Vale ressaltar que a maioria das pessoas em situação de rua é comprometida com drogas ou álcool, preferindo a permanência nas ruas por facilitar o acesso às substâncias psicoativas”, explica Andreia.
Segundo a coordenadora de gestão do Suas, durante essas abordagens, são oferecidos cobertores, lanches e serviços da assistência social, incluindo o Centro POP (Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua,) que oferece banho, lanche e atendimento com equipe multidisciplinar de segunda a sexta-feira em horário comercial. O Centro POP está localizado na Rua Joaquim Nabuco, 1346, na Vila Paraíso.
Já o Sapru, também conhecido como antiga Casa de Passagem, fica na Rua Napoleão Antunes Ribeiro Homem, 431, no Jardim Marupiara. O local possui 50 vagas, sendo 38 masculinas e 12 femininas, além de 25 camas emergenciais para situações de necessidade. “É oferecido atendimento com equipe multidisciplinar, pernoite, cinco refeições diárias e higiene pessoal”, detalha a diretora.
Andreia indica que os acolhidos podem permanecer no local enquanto trabalham junto à equipe para elaborar um projeto de vida que os ajude a superar a situação de rua, sendo cada caso avaliado individualmente. “De acordo com nossas normativas, a ideia é, junto com o acolhido, elaborar um projeto de vida para que supere a situação de rua, mas é visto caso a caso”, pontua.
Questionada sobre as condições para que as pessoas sejam aceitas no local, Andreia pontua: “Vínculos familiares rompidos, faixa etária de 18 a 59 anos, com independência em suas rotinas diárias”.