"Século XXI, relacionamentos complicados, dúvidas, coisas do dia-a-dia, ponto de vista, religião, felicidade. Buscar o equilíbrio, simetria, conexão e luz, tudo isso é o que queremos. A todos de sensibilidade ímpar recomendo este livro". Esta é a apresentação da escritora Paula de Azeredo Coutinho Carneiro, a todo tipo de público, na divulgação de seu segundo livro, lançado em maio: "Artigos: Educação, Pensamentos, Deus". Ela, que é colaboradora de
O Imparcial desde 2010, conta que compilou seus artigos publicados no diário e os traz agora todos juntos nesta obra em 224 páginas, da editora Biblioteca 24 horas.
Obra de 224 páginas, de Editora Biblioteca 24 horas, já pode ser adquirida pela internet
Segundo Carneiro, a repercussão dos leitores com as publicações ao longo dos dois anos foi o que a incentivou na elaboração da obra.
De acordo com a articulista, as pessoas ligavam, mandavam
e-mails expressando grande interesse pelo que ela escrevia no jornal, o que lhe rendeu inclusive algumas oficinas em escolas de outras cidades, onde o diário é veiculado. "Algumas até utilizaram meus artigos para realizarem algum tipo de trabalho. Me animei com o
feedback, então subdividi os textos em três assuntos, que deram nome ao livro, e ai está a obra pronta", expõe.
Carneiro, que é coordenadora do Colégio JP, ressalta que cada capítulo tem uma abordagem bastante específica. No primeiro, "educação" ela aborda principalmente o século XXI, o professor, os problemas de pais com relação à educação escolar dos filhos, vestibular, alguns assuntos sobre o mundo digital presente na atualidade e, a geração Y, que é uma referência aos jovens que nasceram na década de 1980 já conectados à tecnologia.
Ela comenta que o perfil deles é totalmente diferenciado, praticamente nascem sabendo tudo sobre internet. Enquanto que os que são de décadas anteriores precisaram fazer cursos, inteirar-se do que seria isso, e alguns ainda nem sabem mexer em um computador. "As características que definem essa geração é fazer tudo muito rápido e ao mesmo tempo, assim como é na internet", pontua.
Cotidiano e Valores
No segundo capítulo, a escritora traz fatos que ocorrem no dia-a-dia das pessoas como a discriminação, o preconceito, mulheres, e aproveita também eventos sociais como o Rio + 20 para discuti-los. Ressalta neste período, a questão do amor e como manter uma boa relação com os vizinhos. "A gente vê tantas desavenças entre vizinhos na TV não é mesmo? Que não se respeitam, outros sequer se falam. E os meus são tão maravilhosos que achei que merecia exaltá-los no livro", confessa.
"Deus". Este é o terceiro capítulo onde, ela, apesar de ser católica, não focou em nenhuma religião específica e sim nos valores religiosos em um todo. "Deus precisa estar vivo dentro do coração das pessoas e todas o tem dentro de si. E para ter a certeza disso, basta em algum momento aclamá-lo em seu interior e Ele responderá. Deus nos ama incondicionalmente sempre", exclama.
Aos interessados, o livro está à venda no
site www.amazon.com, no valor de R$ 23, basta digitar Paula Carneiro, já abre o
link tanto deste livro, quanto do primeiro da escritora, sobre educação: "Escola & Empresa: Um só caminho: Orientações para ampliar a visão dos profissionais da educação". Carneiro lembra que ao adquirir este exemplar, o leitor ganha o direito à licença de uso no portal
www.biblioteca24horas.com, por tempo pré-determinado, através de
login (pessoal e intransferível) com o benefício ao acesso em formato digital.
"O que me dá prazer não é vender muitos livros, mas sim ver o trabalho feito, e de uma forma muito agradável, bonito, fruto da oportunidade que
O Imparcial me deu", destaca.
Referências Bibliográficas
Conforme a articulista, para escrever qualquer coisa é preciso se fundamentar antes e não ficar só no "achismo". Ela conta que antes de criar seus artigos, assiste televisão para ficar por dentro das notícias, além de ler vários livros. E prova disso são as várias referências bibliográficas neste livro. Como Marilena Chauí, por exemplo, que segundo ela, escreve muito sobre psicologia, filosofia E sociologia; Pierre Lévy, que aborda as tecnologias; Juan Carlos Tedesco, Cosete Ramos, todos feras em educação; e, em especial, o professor José Camelo Ponte, uma sumidade em educação, que foi quem fez o prefácio de seu primeiro livro.
"Nunca sabemos de tudo e para não falarmos bobagens é necessário buscar embasamento no concreto. Ou seja, pesquisar o que outros já estudaram e comprovaram", observa. O prefácio deste projeto foi elaborado pelo jornalista e escritor Odemir Alves.
Currículo Exemplar
Natural de Londrina (PR), Carneiro está em Presidente Prudente há 22 anos. Professora, coordenadora e pesquisadora em educação, ela é mãe de dois filhos, se dedica à família, a igreja onde é catequista e aos estudos.
É graduada em Letras Vernáculas pela Universidade de Londrina, pós-graduada em Semiótica pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste); também tem pós em Gestão de RH pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/ Prudente); pós em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário de Maringá; e atualmente pós-graduanda em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância pela Universidade Federal de Niterói (RJ) em programa da Universidade Aberta do Brasil.