O escritor Fabricio Corsaletti, natural de Santo Anastácio, em visita à família, aproveitou para rever sua ex-professora e amiga Ester Alves, assessora de Cultura da cidade, e presenteou o acervo da Biblioteca Municipal com mais de 40 exemplares de livros, entre obras literárias de sua autoria e de outros importantes escritores.
A assessora de Cultura também presenteou o ex-aluno com as últimas obras da Colisa (Coletânea Literária de Santo Anastácio), na qual vários escritores anastacianos têm seus textos publicados anualmente.
Após um bate-papo descontraído entre os amigos, Fabricio foi convidado pela assessora para conhecer o Centro Cultural “Eunice da Silva Puríssimo” e ficou encantado com o que viu. “Que maravilha ver a cultura de nossa cidade preservada, vocês estão de parabéns pelo trabalho que vêm desenvolvendo”, elogiou.
Fabrício Corsaletti tem 45 anos e é filho do casal Sônia Crepaldi Corsaletti e Paulo Corsaletti. Junto ao seu pai, em 10 de julho de 2002, compôs o hino de Santo Anastácio. Em 1996, aos 18 anos, mudou-se para São Paulo, onde reside até os dias atuais.
O escritor tem mais de 20 livros publicados, entre eles “Esquimó”, de poesia (Companhia das Letras, 2010), vencedor do prêmio Bravo! de Literatura, e os infantis “Zoo zoado” (2014), “Poemas com macarrão” (2018) e “Pão na chapa” (2022), todos publicados pela Companhia das Letrinhas.
No final do ano passado, Fabricio venceu a 65ª edição do Prêmio Jabuti, a maior premiação literária do Brasil, com a obra “Engenheiro fantasma”.