O recesso escolar da rede municipal de educação de Presidente Prudente terminou e, segundo informações da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), mais de 17 mil alunos retornaram às 57 escolas, ontem, para o segundo semestre do ano letivo. Na rede estadual, a retomada das aulas está marcada para sexta-feira. Já nas instituições de ensino superior de Prudente, é previsto que 19.959 estudantes voltem às atividades ao longo desta semanas.
De acordo com a diretora da escola municipal Professora Maria do Socorro Brito de Almeida, Rosângela Aparecida Pinheiro Perussi, na instituição que atende a 473 alunos, a adesão ao primeiro dia foi tranquila. "Alguns alunos faltaram hoje, mas deve ser por causa do tempo frio. Creio que no decorrer da semana e também no período da tarde a situação deva normalizar", avalia.
Apesar das ausências, a sala do 5º ano B estava lotada e os alunos se mostravam contentes com o fim do recesso. "Eu já aproveitei bastante as férias, fiquei bem quentinho em casa, brinquei, e estava morrendo de saudades da escola", relata Guilherme Lucas Oliveira Correia, 10 anos.
A colega de sala, Stephanie Palma Pereira, 10 anos, também demonstrava ansiedade pelo retorno às aulas. "Acho que as férias servem para brincar, passear, descansar. Brinquei com as minhas amigas, mas já tinha cansado de ficar em casa, estava com saudades da escola", confessa.
Na unidade Professor Ivo Garrido, a situação não era diferente. Conforme a orientadora Edna Nunes Paiva, dos 230 alunos matriculados, metade compareceu ao primeiro dia de aula. "Creio que nos próximos dias chegaremos a 100% de retorno". O aluno Vinícius Ramos Santos, 9 anos, se mostrava satisfeito com o retorno. "Já coloquei a conversa em dia com os meus amigos. Me diverti muito nas férias, fui à casa da minha tia, assisti um jogo de futebol no estádio, vi televisão, mas ainda bem que as aulas voltaram, estava com saudades", comenta.
Na mesma sala, Iasmim Raquel de Freitas Martin, 9 anos, comemora a retomada das aulas. "Adorei minhas férias, estudei, me diverti, descansei. Mas também já sentia saudades da minha sala", completa.