O ano letivo está sendo retomado, e assim como as crianças e adolescentes ficam na expectativa por uma nova escola, nova sala, nova turma com novos amigos, novos professores, todo o corpo docente e funcionários das unidades de ensino também esperam por esse momento para receber as carinhas já conhecidas e as novas que estão chegando. Algumas cidades da região retomaram as aulas nesta segunda, outras receberam os alunos ontem, e há ainda aquelas só darão início às atividades após o carnaval.
Em Mirante do Paranapanema, por exemplo, segundo Edineide Menezes, 72 anos, secretária da rede municipal de educação, o período letivo começou nesta segunda nas creches municipais, e no dia 15 iniciará nas pré-escolas e ensino fundamental, conforme calendário escolar já definido pela Secretaria Municipal de Educação juntamente com a rede estadual, por haver parceria nas formações com o material didático e convênios como transporte e alimentação escolar.
“A rede municipal, até o momento, conta com 1.160 alunos, entre educação infantil, creche, pré-escola e ensino fundamental séries iniciais [1º ao 5º ano]. Todos os dias recebemos pais que não haviam procurado as unidades no período de campanha das matrículas escolares, havendo alteração na demanda quase que diariamente”, explica a secretária.
Foto: Cedida
Secretária de Educação de Mirante, Edineide Menezes: “Rede municipal, até o momento, conta com 1.160 alunos”
Entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro, os docentes e ADIs (auxiliares de desenvolvimento infantil) do município receberam orientações, formações, participaram de palestras com assistentes sociais, fonoaudiólogas, psicólogas, médico pediatra, entre outros profissionais. E desta segunda até o dia 9 os professores recebem os materiais didáticos que serão utilizados com os alunos, preparando o ambiente, os projetos, os planos de trabalho e organizando as oficinas que serão realizadas com os discentes.
Neste ano de 2024, as unidades de ensino: EM Prof. Sophia Aguilera de Assisuma, EM Prof. Zenobia Gregório Campelo Cabral, Creche Escola Prof. Maria Neuzisse de Oliveira Vasconcelos, EMR Assentamento São Bento e Creche Minoru Matsura, no Distrito de Cuiabá Paulista, atenderão os alunos em período integral com aulas regulares e oficinas com professores especialistas em arte, educação física/recreacionistas e inglês.
Para esse atendimento, as unidades se organizaram modificando seus ambientes para melhor atender sua demanda, houve a construção de uma quadra coberta em uma das unidades e a ampliação de mais nove salas de aula (um pavilhão inteiro) na escola do ensino fundamental, para que o programa de escola em tempo integral fosse implantado.
“Já estamos recebendo os materiais para as oficinas que serão ofertadas. E todas as unidades já estão se preparando para recepcionar seus alunos com muita alegria e entusiasmo para um ano cheio de mudanças e novos desafios”, expõe a secretária.
Alunos do maternal 2 ao ensino fundamental (1º ao 5º ano) receberão o kit de material escolar composto por lápis preto, lápis de cor, borracha, apontador, tesoura, régua, cola, caderno universitário/brochura, caderno de desenho, tinta guache, giz de cera, massinha de modelar, canetas, uma mochila escolar, estojo escolar, uma pasta plástica com alça (para atividades) e um squeeze térmico. Além do uniforme escolar composto por camiseta de verão, camiseta cavada, camiseta de inverno, bermuda (para os meninos), short saia (para meninas), agasalho de inverno (jaqueta e calça) e o tênis escolar.
Fotos: Cedidas
Formação com professores do Ensino Fundamental de Mirante
Palestra sobre empatia com o padre Luiz Fernando Santana Xavier