As tradicionais Colônias de Férias das escolas de idiomas de Presidente Prudente, Cultura Inglesa e CNA, estão em mais uma edição de sua realização oferecendo um atrativo a mais para a garotada nesse período de descanso das aulas escolares.
No CNA, atividades divertidas direcionadas ao público infantil começaram no dia 18 e encerram hoje. De acordo com a franqueada, Simone Costa e Souza, os dois primeiros dias foram destinados às crianças de 5 a 7 anos, já ontem e hoje às crianças de 8 a 10 anos.
Segundo ela, durante esses dias, sempre das 14h30 às 17h, os pequenos vivenciaram um pouco do universo do filme "Inside out" – "Divertidamente". Assistiram, aprenderam vocabulários em inglês relacionados aos sentimentos e cores de cada personagem da história, participaram de uma gincana na qual cada prova era representada por um sentimento do filme, fizeram culinária e confeccionaram um jogo na oficina de artes.

"Além de aprender brincando, fazemos amigos", diz Maria Clara
"Todas as atividades e brincadeiras tiveram um fundo pedagógico no qual trabalhamos o idioma e também regras de convivência e trabalho em equipe. Eles se divertem e aprendem muito! O mais bacana é que os alunos participam, mas a maioria não pertence a escola. Essa interação é boa", expõe Simone.
Volta ao mundo
Na Cultura Inglesa, a diversão voltada ao público infantil, não somente da escola, mas da comunidade em geral, de 3 a 10 anos, vai até amanhã. O evento é gratuito e a programação tem sido de tardes pra lá de animadas. Neste semestre, o tema dessa festa é "Around the world" (Volta ao mundo). E por conta das olimpíadas, todas as atividades são relacionadas com cada país. Ou seja, explorando o Japão, por exemplo, elas aprenderão a fazer um origami; a mamuska, famosa boneca da Rússia; um pandeiro chinês; na gastronomia, um
milk shake da Índia, além de lanchinhos, cada dia de um país; contação de histórias com lendas e folclore, ecologia, música, dança, moda, e videogames relacionados aos participantes dos Jogos Olímpicos. Além de educador físico para que as crianças não fiquem apenas nas salas de aula.
Nas salas, os professores aproximam-se ainda mais das tradições dos países usando algum acessório condizente com a nação. Em uma delas, o professor Henry Akashi estava um verdadeiro árabe!
Segundo a
teacher Tatiana Sonvezzo, coordenadora das Turmas Infantis e organizadora do evento, enquanto estão se divertindo, de forma lúdica os pequenos aprendem. "A atividade permite a eles, explorar o inglês de forma natural e até inesperada, o que proporciona a elas novos conhecimentos. Em mais de uma década de colônia, essa interação dos alunos com outras crianças é bastante enriquecedora, cada um traz um conhecimento que é ampliando a todos. Inclusive, os professores... Neste ano, tivemos mais inscrições que no ano passado. Muito bom!", exclama a
teacher Tatiana.
Amizades!
No Dia do Amigo, foi bom ouvir dos pequenos que a coisa que mais gostam na Colônia de Férias é conhecer novas pessoas e fazer amizades. Foi exatamente o que mencionaram as três "Marias", enquanto produziam um filtro dos sonhos, uma tradição norte-americana e canadense: Maria Clara Ferreira Esteves, Maria Vitória de Moura Santos e Maria Fernanda Aoki Luz, todas com 8 anos de idade. As duas últimas estão vivendo a experiência pela primeira vez.
"Eu adoro participar. É sempre muito bom além de aprender brincando, fazer amigos", salientou Maria Clara. E sua mãe, a enfermeira Larissa Sapucaia Ferreira Esteves, 35 anos, vê a ação como de total importância para as crianças, nas férias. Segundo ela, é momento delas compartilharem informações de vivência, compreendendo essa formação para a vida. "Acontece o desenvolvimento delas dentro de um ambiente articulado, além do mundo em que elas vivem. E essa questão de abrir espaço para crianças que não são da escola permite essa troca de experiências, do dia a dia de cada uma. Elas precisam arejar outras formas de ser", ressalta.