Presidente Prudente vai receber a escola móvel de economia circular do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), que permanecerá nesta terça e quarta-feira, das 8h às 17h, no recuo do Parque do Povo. A visitação será gratuita e contempla uma aula imersiva sobre os principais conceitos da economia circular, desvendando seus princípios, benefícios e possibilidades de transformação.
O modelo de produção e consumo que predomina hoje baseia-se em uma lógica linear: extrair, fabricar, usar e descartar. Já a economia circular busca reproduzir a lógica da natureza nos sistemas de produção e consumo. Em vez de extrair recursos e descartar produtos, a economia circular promove a reutilização, o reparo e reciclagem, mantendo os materiais em uso por mais tempo, reduzindo o desperdício e minimizando o impacto ambiental.
A escola sobre rodas é uma parceria com a empresa Scania, que disponibilizou para o projeto, em formato de comodato, seu caminhão movido a biocombustível, garantindo menos emissão de carbono nas viagens do veículo pelo Estado de São Paulo.
Nos próximos meses, a escola sobre rodas, que já passou por Bauru (SP) e Pompéia (SP), vai percorrer as demais regiões do Estado, estacionando em maio de 2025 no Fórum Mundial de Economia Circular, que vai acontecer no Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP).
SERVIÇO
Escola Móvel de Economia Circular em Presidente Prudente
Datas: 10 e 11 de dezembro
Horário: 8h às 17h
Local: Av. Quatorze de Setembro, 2.300, Vila Malaman