Chegar aos 70 anos com disposição, sabedoria e um exemplo de cidadania. Este, que poderia ser um desejo para algumas pessoas, é a realidade da Escola Municipal Coronel José Soares Marcondes, de Presidente Prudente, que entre os dias 14 e 16 de dezembro comemora sete décadas de existência. Ex-alunos e pais de alunos podem participar da solenidade mediante inscrição na coordenadoria da unidade.
Localizada na Rua Capitão Walter Ribeiro, no bairro do Bosque, a unidade conta atualmente com 700 alunos do ensino fundamental 1, divididos do 1º ao 5º ano, com faixa etária entre 6 e 10 anos. Mas nem sempre foi assim. De acordo com a vice-diretora Angélica Esgrinholi, 33 anos, a instituição municipal pertencia à rede estadual de ensino até no ano de 2008, e, em meados de 1945, atendia 389 alunos.
Representando os "avanços adquiridos ao longo dos anos", na segunda semana de dezembro, docentes, alunos, funcionários, pais, ex-professores, ex-alunos, além de lideranças locais se reunirão na instituição de ensino para a celebração da data.
No dia 14 haverá exposição de fotos antigas e atuais, da mesma maneira que a linha do tempo de todos os anos de existência. Já o dia 15 será marcado pela entrega de certificado de conclusão aos alunos do 5º ano. Por fim, no dia 16, haverá a mostra do projeto "Eu já sei ler e escrever. Aprendi no Bosque". Evento que concluirá a primeira edição da iniciativa.
Gerações
Estudante da primeira turma, formada no ano de 1945, o lavrador, agora aposentado Santo Coladello, 81 anos, descreve que a sensação de retornar à escola é "emocionante". Segundo ele, os princípios de cidadania e educação, aprendidos há 70 anos, "permanecem vivos na memória". "Espero que este prédio cresça a cada dia", comenta.
A nova geração de alunos pode ser observada pelo depoimento da estudante do 5º ano, Mariana Ayumi Kumiyashi, que afirma estudar "em uma das melhores escolas de Prudente". A aluna diz que apesar deste ser seu último ano na unidade, o princípio discutido em sala ficará eternizado em sua memória. "Nunca esquecerei deste pátio, desses professores e dos meus amigos", emociona-se.
Histórico
Como informado pelo diretor Edmar Aparecido da Silva, 28 anos, a unidade foi criada por decreto de 5 de setembro de 1945 e instalada em 17 de setembro do mesmo ano, como 2º Grupo Escolar de Presidente Prudente. Época que funcionou, inicialmente, com dez classes da 1ª a 4ª série, atendendo 389 alunos, no prédio do Grupo Escolar Adopho Arruda Mello, à Rua Ribeiro de Barros, 1770.
Mais tarde, pelo Decreto 16.720, de 15 de janeiro de 1947, o 2º Grupo Escolar passou a denominar-se Grupo Escolar Coronel José Soares Marcondes, onde em 1958, passou a funcionar em prédio próprio, situado na Rua Capitão Walter Ribeiro. Por fim, em 2008, como informado, deixou de ser estadual e passou a ser municipal.
SERVIÇO
PARTICIPAÇÃO
Ex-alunos e pais de estudantes que quiserem participar da solenidade devem preencher a ficha de inscrição na coordenadoria da escola, localizada Rua Capitão Walter Ribeiro, no bairro do Bosque, 232. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone 3223-2846.