A Escola Estadual Professor Antonio Joel de Lima Genésio, no Jardim São Gabriel, em Presidente Prudente, encerra hoje sua exposição sobre a evolução da figura feminina, intitulada "A Mulher Através dos Tempos", na sala de leitura da instituição. A mostra - que foi iniciada na terça-feira e termina hoje, às 16h - reúne em painéis, 32 imagens de mulheres com figurinos que vão desde de 1900 até 2010 e 40 fotos em um monitor que mostra a evolução das profissões das mulheres desde 1900 até 2015. O evento homenageia também os 12 grandes nomes da literatura universal: Virginia Wolf, Clarisse Linspector, Agatha Christie, Ruth Rocha, Zélia Gattai, Ana Maria Machado, entre outras.
Acervo conta com sete painéis ilustrados por um aluno do 8º ano, com mulheres carnavalescas
"Fizemos uma pesquisa e reproduzimos uma série de imagens que revelam a evolução feminina através dos tempos. Nossa proposta é mostrar a mudança da mulher e sua ascensão como uma figura representativa na sociedade ao longo dos anos", comenta Rita de Cássia Nespole Damasceno, professora da sala de leitura e organizadora do evento.
Damasceno diz ainda que o acervo conta com sete painéis ilustrados por um aluno do 8º ano da instituição, Miguel Freire Sotto, com mulheres carnavalescas. "No estilo das sambistas de escolas de samba", completa.
A exposição é realizada em homenagem ao Dia das Mulheres, comemorado no dia 8 de março, domingo. A organizadora informa que o objetivo, além de celebrar a data, é criar um ambiente artístico e interativo para provocar a reflexão dos visitantes. "Se não fosse por estas figuras célebres e outras de pulso, não teríamos conquistado um espaço social, nem alcançaríamos cargos de lideranças. É bom para refletir", relata.
Ela diz que os professores trabalham a temática em sala de aula e complementam a aula com a exposição. As montagens dos painéis foram feitos com material reciclável pela professora de artes Elizabeth Maia.
Maria Cecília Dugaich, diretora da escola, diz que a atividade ganhou o gosto dos alunos. "Todos gostaram. Reforça o conhecimento e mostra que os exemplos de hoje tiveram lutas lá atrás para chegarem até onde estão", conclui.
serviço
AOS INTERESSADOS
A exposição pode ser visitada pela comunidade em geral. Os interessados devem se dirigir à escola, localizada na Rua Artur Jorge Guazzi, 50, no Jardim São Gabriel.