Escola em construção em Prudente receberá nome da atleta Mariana Franklin, vítima da Covid

Lei que presta homenagem foi assinada pelo prefeito Ed Thomas nesta segunda; unidade do Vida Nova Pacaembu está em fase final e deve ser concluída ainda neste ano

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 25/11/2024
Horário 17:47
Foto: Arquivo pessoal
Mariana faleceu em dezembro de 2020, com 14 anos, por complicações da Covid-19
Mariana faleceu em dezembro de 2020, com 14 anos, por complicações da Covid-19

O prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas (MDB), assinou na manhã desta segunda-feira a lei nº 11.497/2024, que denomina a escola localizada no bairro Vida Nova Presidente Prudente 1, conhecido por Vida Nova Pacaembu, como CEI (Centro de Educação Infantil) Mariana Franklin Ferreira Silva. Trata-se de uma homenagem à atleta da equipe de natação da Semepp/Criarte/PrudenAço/Apan que faleceu em dezembro de 2020, com 14 anos, por complicações da Covid-19.

A assinatura da lei foi acompanhada pela família da homenageada, Shirley Christiane Ferreira de Araújo, mãe de Mariana; Wellington Franklin, pai; e Matheus Franklin, irmão da atleta.

A unidade escolar está sendo construída na Rua Odayr Zangirolami, nº 151, no Vida Nova Presidente Prudente 1. A obra está em fase final e deve ser concluída ainda neste ano, com capacidade para atender 220 alunos, do berçário à pré-escola.

De acordo com Ed Thomas, homenagear Mariana Franklin é uma maneira de eternizar a memória da jovem atleta, enfatizando a referência que ela será para outras crianças. “A Mariana será eternizada em um lugar especial, com muita alegria, local de aprendizado, de conhecimento, onde muitos recebem o alimento do dia”, afirmou.

O prefeito ainda lembrou sobre o difícil momento enfrentado durante a pandemia da Covid-19. “A Covid passou e muitos esqueceram os momentos terríveis que vivemos. Eu jamais vou esquecer. As famílias que perderam seus entes também não esquecerão. Homenagear Mariana é não deixar que essas pessoas sejam esquecidas, que não fiquem apenas nas estatísticas”, declarou Ed.

Shirley Christiane Ferreira de Araújo, mãe de Mariana, agradeceu ao prefeito por essa e outras iniciativas que foram promovidas para homenagear Mariana e pela lembrança genuína. “Não gostaríamos de estar aqui, claro, preferíamos que nada disso tivesse acontecido, mas agradecemos imensamente. Quando recebi a ligação com a notícia que o nome dela seria dado a uma escola, nem acreditei. Vai ser muito especial ouvir por aí que as crianças estudam na Escola Mariana Franklin”, concluiu.

A lei nº 11.497/2024 foi publicada no Diário Oficial do Município desta segunda-feira, em edição extraordinária. O projeto de lei, de autoria do prefeito, foi aprovado na sessão ordinária da Câmara Municipal do dia 11 de novembro.

Foto: Rodolfo Viana - Lei foi assinada nesta segunda-feira com presença da família de Mariana Franklin

Sobre Mariana Franklin

Mariana Franklin Ferreira Silva nasceu em 4 de junho de 2006, em Presidente Prudente. Na escola, praticou balé, basquete e vôlei, mas foi na natação que encontrou sua maior paixão, especialmente nas provas de nado livre. Também se destacava no parkour, modalidade na qual chegou a se consagrar campeã.

Mariana começou a nadar aos quatro anos e, com apenas seis, no ano de 2013, passou a integrar a equipe de competição da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes). Representando Presidente Prudente, conquistou pódios individuais e em equipe em diversas competições estaduais e fora do Estado. Sua dedicação à natação era tanta que, mesmo nos últimos dias de vida, continuou competindo com entusiasmo.

Em homenagem a seu legado, no dia 24 de fevereiro de 2024, o Complexo Aquático Antônio Macca, no Centro Olímpico de Prudente, realizou o 1º Festival de Natação Unipontal – Troféu Mariana Franklin Ferreira Silva. O evento reuniu 120 atletas, celebrando a trajetória de Mariana na equipe Semepp/Criarte/PrudenAço/Apan. Durante o evento, o prefeito Ed Thomas entregou uma placa em homenagem a seus pais, Shirley Araújo e Wellington Franklin da Silva, e ao irmão Matheus Franklin, honrando a memória e o exemplo que Mariana deixou para todos.

Mariana Franklin testou positivo para a Covid-19 no dia 26 de novembro de 2020 e morreu em 19 de dezembro de 2020, sendo a 182ª vítima fatal da doença em Prudente.

Publicidade

Veja também