Escola de música comemora 64 anos de fundação em PP

Para celebrar os avanços conquistados, Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes realiza o “Concerto Especial"

VARIEDADES - Estevão Salomão

Data 15/03/2016
Horário 09:56
 

Não precisa ser um bom observador para notar, nos corredores do Centro Cultural Matarazzo, o inconfundível som de violão misturado aos diferentes instrumentos musicais que compõem a grade curricular da Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes, de Presidente Prudente. Ao longo de sua história, já ofereceu cursos de cordas, sopro, percussão e iniciação musical, para pelo menos 19,2 mil alunos, dos quais, cerca de 10% que completam o nível técnico seguem para a graduação. E para comemorar o aniversário de 64 anos, celebrado oficialmente hoje, a Secult (Secretaria Municipal de Cultura), realiza amanhã, às 20h, no Teatro Paulo Roberto Lisboa, no próprio Matarazzo, o "Concerto de Aniversário da Escola - Especial 64 Anos". O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

De acordo com a coordenadora geral de escola, Liliane Junqueira Felippe de Andrade, 63 anos, e que há 8 trabalha no local,  "gratificação é oferecer melodias como ferramenta de incentivo social", fator característico do espaço ao longo das décadas. "A música transforma os estudantes e todos a sua volta", conceitua.

Segundo Liliane, com permissão de inserção desde os 6 anos de idade, os cursos mais procurados são piano, violão, guitarra, violino, teclado, saxofone, trompete, bateria, clarinete, violoncelo e canto e iniciação musical, além da "Prática de Choro", "Prática de MPB e Jazz" e "Prática de Música Caipira". "Trabalhamos atualmente com cursos básicos e técnicos", explica.

Sobre a importância festiva, a coordenadora ressalta esta como oportunidade de "viver e reviver" as etapas conquistadas, sobretudo, aos avanços sociais e culturais, proporcionados para os respectivos interessados.

Sendo assim, para concretizar as intenções citadas, diferentes apresentações estão sendo preparadas para a ocasião.

 

Habilidade


Entre os 19,2 mil estudantes que já passaram pela escola, o músico Paulo Rogério Rodrigues Moreira, conhecido em Prudente e região por sua habilidade com o saxofone, afirma que este é "um patrimônio cultural importante ao município", e que estimula a carreira profissional daqueles que por ali passam, tendo em vista disponibilidade de reconhecimento acadêmico. "Entrei em 2014 e concluí em 2015, especificamente para aprimoramento e emissão de certificado", explica.

 

Importância


A respeito da importância socioeducativa e comportamental oferecida por composições sonoras aos envolvidos, o psicólogo especializado em assuntos familiares, Arnon Francisco de Melo, esclarece que a música possui efeito nostálgico e estimula os conceitos psicológicos, os quais, somados ao contexto social, favorece um maior interesse cultural entre famílias e amigos.

Arnon compara a relevância auditiva e executável dos instrumentos, com as "etapas da vida", tendo o conhecimento de que "num certo momento, as pessoas revivem sua trajetória de maneira cronológica". Conceitos que, para ele, deixam claro a magnitude comunitária oferecida pela unidade.


A escola


Precursora de formação e ideologias, como a frase épica de William Shakespeare, "Se a música é o alimento do amor, toque", a escola funciona em Prudente desde 1952, época em que já abrigava uma média de 150 alunos anualmente. Ocasião que era dirigida pela professora Sílvia Cerávolo. Entretanto, no mesmo ano, quem tomou posse da diretoria foram os representantes, Reverendo Coriolano Dias Assunção e a professora Jupyra Cunha Marcondes como orientadora artística, sendo esta última a homenageada pelo atual nome.

Com o avanço dos anos e, consequentemente de sua estrutura física, em meados dos anos 80 a escola comportava mais de 320 alunos. Por sua vez, 505 estudantes compõem o itinerário atualmente, que frequentam o espaço de segunda a sexta-feira, com aulas divididas em 50 minutos de práticas e 50 minutos de teóricas.

 

SERVIÇO

PRESTIGIE


A comemoração é aberta gratuitamente para a população em geral, no Centro Cultural Matarazzo, localizado na Rua Quintino Bocaiúva, 749, na Vila Marcondes. Será amanhã, às 20h.

 

SAIBA MAIS


COMO PARTICIPAR


Como informado pela coordenação do local, as vagas estão todas preenchidas para todos os cursos oferecidos, porém, a possibilidade ocorre por meio da lista de espera. Para mais informações basta entrar em contato com a instituição através do telefone 3222-1882.

 
Publicidade

Veja também