Em andamento desde 2003, o Programa Escola da Família visa incentivar instituições públicas de ensino a abrir seus espaços para a comunidade aos finais de semana, centralizando atividades que promovam esporte, cultura, prevenção de saúde e geração de renda. Na região, 26 escolas estaduais participam da ação
(veja tabela). Entre elas, está a Escola Estadual Comendador Tannel Abbud, localizada no Parque Furquim, em Presidente Prudente. De acordo com o vice-diretor do programa na unidade, José Ricardo Fernandes de Souza, o público atingido varia de 100 a 120 pessoas de todas as faixas etárias. "Além dos esportes usuais, como futsal e basquete, a comunidade pode encontrar atividades culturais, como oficinas de arte em feltro e pintura em gesso e tecido, além de jogos de mesa, como dama, dominó, futebol de botão, pebolim e xadrez", expõe.
Na Escola Estadual de Ensino Integral Professor Joel Antonio de Lima Genésio, também em Prudente, o programa atrai o público local. Conforme a diretora Maria Cecília Ugaich, aproximadamente 180 pessoas de todas as idades frequentam o espaço aos sábados e domingos. "É um local de convivência, onde os usuários podem encontrar lazer e aprendizado", considera. Entre as atividades oferecidas, a diretora destaca os esportes, como o futsal e o vôlei, que são muito procurados pelos jovens; as oficinas de artesanato e desenho; e o clube da leitura. "São colocados livros sobre um tapete e as pessoas podem se sentar para desfrutar de um tempo de leitura", aponta.
Maria Cecília ainda ressalta que o programa da unidade conta com a presença da ex-atleta Cleide Amaral, que atua como educadora profissional na escola e foi uma das condutoras da tocha olímpica durante a passagem do símbolo em Prudente, ocorrida em 27 de junho. Segundo ela, Cleide organiza sozinha as atividades do programa, visto que a instituição não possui mais o reforço do time de universitários do Bolsa Universidade. "Antes, havia o apoio dos bolsistas, que era resultado de um convênio estabelecido entre o governo do Estado de São Paulo e as instituições de ensino superior, no entanto, a contratação dos universitários foi repentinamente encerrada", relata.
O dilema também é enfrentado na Tannel Abbud. Para o vice-diretor José Ricardo, a ausência dos bolsistas se tornou a maior dificuldade do programa. "Os universitários eram responsáveis pela realização das oficinas. Na falta, estamos colocando a própria equipe escolar para desempenhar as atividades", pontua.
Posicionamentos
Procurada pela reportagem, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo informou que não houve corte no Programa Bolsa Universidade, mas falta de universitários interessados no preenchimento das vagas, que permanecem abertas. Atualmente, há mais de 40 disponíveis na Diretoria de Ensino da Região de Presidente Prudente. Para se inscrever, os estudantes devem aguardar a abertura das inscrições, prevista para o segundo semestre. "É importante ressaltar que as atividades da Escola da Família também são desenvolvidas por voluntários, sendo que na região foram registradas 44 mil atividades realizadas no semestre", salienta.
Por sua vez, a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), que possuía convênio com o governo do Estado de São Paulo, demonstrou interesse em avaliar a possibilidade de um retorno ao programa, já que desde 2014 tem priorizado outros programas sociais, como o ProUni (Programa Universidade para Todos), que disponibilizou para o segundo semestre mais de 2 mil bolsas integrais. "A Unoeste acredita na importância dos programas sociais, pois possibilitam o acesso das pessoas que não teriam condições financeiras de estudar no ensino superior particular", acentua.
Pausa
Em virtude do recesso escolar, a Escola da Família retoma suas atividades no município e região em 23 de julho.
ESCOLA DA FAMÍLIA NA REGIÃO
Escolas participantes Cidades
EE Alberto Santos Dumont Martinópolis
EE Anibal Vitor Fava Santo Expedito
EE Profª Anna Antonio Presidente Prudente
EE Profª Anna de Mello Castriani Regente Feijó
EE Profº Arlindo Fantini Presidente Prudente
EE Profª Celestina de Campos Toledo Teixeira Presidente Prudente
EE Cleofano Mota Taciba
EE Profª Clotilde Veiga de Barros Presidente Prudente
EE Profª Fátima Aparecida Costa Falcon Presidente Prudente
EE Filomena Scatena Christófano Alfredo Marcondes
EE Francisco Pessoa Presidente Prudente
EE Francisco Whitacker Coronel Anhumas
EE Profº Gildásio Silva Lima Caiabu
EE João Batista Berbet Martinópolis
EE Coronel João Gomes Martins Martinópolis
EE Profº Joel Antonio de Lima Genésio Presidente Prudente
EE Dr. José Foz Presidente Prudente
EE Marechal do Ar Márcio de Souza e Mello Álvares Machado
EE Profª Maria Ernestina Natividade Antunes Indiana
EE Profª Maria José Barbosa Castro Toledo Pirapozinho
EE Profª Marietta Ferraz de Assumpção Presidente Prudente
EE Profº Miguel Omar Barreto Presidente Prudente
EE Vereador Pedro Tofano Presidente Prudente
EE Profº Placidio Braga Nogueira Presidente Prudente
EE Comendador Tannel Abbud Presidente Prudente
EE Teófilo Gonzaga da Santa Cruz Presidente Prudente
Fonte: Secretaria de Estado da Educação