Equipes de beisebol treinam para disputar 25º Torneio Interclubes

FORMAÇÃO Competição esportiva será realizada entre os dias 8 e 9 de outubro, nos campos da Acae, em Presidente Prudente

Esportes - JEAN RAMALHO

Data 25/09/2016
Horário 08:51
 

Em 2020, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, o beisebol fará sua estreia entre as modalidades que ostentam o status olímpico. Até lá, um número incontável de crianças, adolescentes e jovens treina diariamente de sol a sol, na esperança de um dia poder representar o país na maior competição do esporte mundial. Em Presidente Prudente, esses atletas estão concentrados nas equipes da Acae (Associação Cultural Agrícola Esportiva), e atualmente treinam para a 25ª edição do Torneio Interclubes Comendador Hiroshi Yoshio, que ocorre entre os dias 8 e 9 de outubro, nos campos da própria instituição.

Eles são desde filhos de associados da Acae, até crianças carentes, oriundas de diversos bairros da cidade, que encontraram no beisebol não apenas uma oportunidade para praticar um esporte, mas uma ideologia de vida. Na competição que será realizada no segundo final de semana de outubro, aproximadamente 40 deles entrarão em campo, por três equipes das categorias t-bol, infantil e pré-infantil. Alguns deles, pela primeira vez.

Jornal O Imparcial Atletas da categoria infantil treinaram lançamentos e tacadas na Acae, ontem de manhã

"Nosso trabalho é muito focado na formação, não apenas de atletas, mas de cidadãos. Muitas das crianças que passaram pela Acae, hoje são pessoas de bem, que têm suas famílias e profissões, e isso mostra que o serviço realizado é sério. Então, participar de campeonatos como este ajuda as crianças a lidar com os problemas e desafios", comenta o supervisor de equipes da Acae, Mário Kaneki.

 

Treinos e inspirações

Um dos torneios mais tradicionais da Acae, o Interclubes Comendador Hiroshi Yoshio deverá ter a participação de 15 equipes, nas três categorias citadas. Em 2015, a competição contou com a presença de 13 equipes e a Acae/Hinomoto/Semepp encerrou a participação em quarto lugar no pré-infantil e sétima colocação na classe infantil.

Pensando no campeonato, os treinos são quase que incessantes nos campos da instituição. Na manhã de ontem, os atletas do t-bol e da categoria infantil treinavam seus lançamentos e tacadas, em busca da perfeição necessária para o esporte. Mas independente dos resultados, para Mário Kaneki o importante é aquilo que está sendo gerado dentro dos pequenos, que envolve respeito, determinação e dedicação.

"O mais importante é a inclusão desses atletas na sociedade. O Bo já foi uma dessas crianças e hoje nos enche de orgulho, então nosso trabalho é todo dedicado a isso", afirma o supervisor, se referindo ao jogador de beisebol prudentino que foi convocado pela CBBS (Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol) para vestir pela primeira vez a camisa da seleção brasileira principal. Atualmente, ele joga nos Estados Unidos, pelo Hillsboro Hops, na MiLB (Minor League Baseball), e está disputando a eliminatória para o Mundial da modalidade, que ocorre em 2017.

 
Publicidade

Veja também