Equipes de beisebol disputam torneio neste fim de semana
NA ACAE Competição segue hoje com jogos nas categorias t-bol, pré-infantil e infantil, com participação de aproximadamente 150 atletas de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná
Desde a manhã de ontem, os campos da Acae (Associação Cultural Agrícola e Esportiva), em Presidente Prudente, recebem as partidas do 25º Torneio Comendador Hiroshi Yoshio de Beisebol Interclubes. A competição é disputada nas categorias t-bol, pré-infantil e infantil, com a participação de aproximadamente 150 atletas, de 12 equipes dos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. O torneio é encarado como uma preparação para os campeonatos Brasileiros das categorias e os confrontos finais serão disputados hoje, a partir das 8h30.

William Takuya, do pré-infantil
À frente da delegação de Bastos, o técnico Arthur Asanome comanda cerca de 40 atletas que disputam as três categorias. Segundo ele, o time bastense marca presença na competição todos os anos, a fim de calibrar as tacadas e os arremessos para os principais torneios da temporada. "Cada jogo a gente procura condicionar os atletas para a participação dos campeonatos mais importantes do ano, como as competições nacionais", comenta o treinador.
E a participação assídua do Bastos Basebol Clube nos torneios tem surtido resultado, conforme Arthur. Prova disso é o 3ª base e arremessador William Takuya Takeuchi Takaki, 10 anos, que esbanja confiança e dedicação como capitão da equipe pré-infantil de Bastos. "Como capitão não posso abaixar a cabeça. Tenho que incentivar e passar confiança ao time, me esforçar mais do que todos os outros jogadores para alcançar a vitória", relata. E a garra do capitão deu certo, pelo menos no primeiro compromisso do dia, quando seus comandados venceram o time de Pereira Barreto.
Exemplo caseiro
Mas além das disputas, o torneio tem o objetivo de preparar as equipes para as finais do 33º Campeonato Brasileiro Interclubes de Beisebol, que será realizado nos dias 29 e 30 de outubro, na própria Acae, em Prudente. E como incentivo aos jogadores, o atleta prudentino Rodrigo Takahashi, Bô, 19 anos, aproveitou as férias para acompanhar as partidas do campeonato na manhã de ontem. "Eu saí desses campos, por isso é sempre bom estar de volta. Ver essa molecada jogar é uma inspiração e um incentivo para que eu me dedique ainda mais", afirma o jogador, que recentemente defendeu as cores do Brasil na eliminatória para o Mundial da modalidade, que ocorre em 2017.
Bô atua nos Estados Unidos, pelo Hillsboro Hops na MiLB (Minor League Baseball), uma liga organizada pela MLB (Major League Baseball).