Equipe do Sesi de Machado segue para fase estadual

É o segundo ano que participamos do torneio e chegar nesta etapa já é uma grande vitória.

REGIÃO - Aline Martins

Data 07/12/2012
Horário 08:47
Hoje, seis alunos do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Álvares Machado, com idades entre 11 e 13 anos, participam da fase estadual do 4º Torneio de Robótica da instituição de ensino. A etapa será realizada em Brotas e a equipe machadense vai competir com outros 32 times, no Acampamento Peraltas, entre hoje e domingo. O tema desta edição é "Senior Solutions", assim, as equipes serão desafiadas a propor soluções inovadoras para manter a qualidade de vida na terceira idade. Do total, oito equipes passam para a fase nacional.

Álvares Machado forma o time Sesi IronBot, composta pelos seis alunos e uma professora. Segundo a analista de suporte em informática da entidade e técnica do grupo, Aline de Oliveira Miraya, o time criou um protótipo para contribuir com a mobilidade do idoso, o ID Solution. Trata-se de uma pulseira/relógio contendo dados pessoais, informações sobre a saúde e contatos da família do idoso. "Estamos na expectativa com a fase estadual. É o segundo ano que participamos do torneio e chegar nesta etapa já é uma grande vitória. Toda conquista daqui para frente será extra. Estamos felizes", frisa. A primeira etapa contou com 150 times. "Estamos treinando, diariamente, das 7h às 21h, para tentarmos um bom resultado. Seremos avaliados em diversos quesitos como design, trabalho em equipe e pesquisa científica", diz.

O chip do ID Solution funcionará como uma identificação que substituirá os documentos e poderá ser utilizado para diversos fins: ampliar o tempo do semáforo para possibilitar a travessia com segurança; liberar o assento preferencial em transportes coletivos; os dados serão acessados em caso de atendimento médico emergencial; e seu uso pode ser ampliado para fins diversos. "Esta solução auxilia o idoso ao passo que centraliza documentos e dados em um só objeto e torna sua mobilidade mais fácil e segura. Deverá ser disponibilizado gratuitamente aos idosos por meio de convênio entre SUS e Detran ", conta Miraya.

A equipe firmou parceria com a Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp), da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), para aperfeiçoar o projeto. O coordenador do curso de Ciência da Computação, Emerson Silas Dória, e sua equipe recepcionaram os alunos para conhecer o projeto, a fim de contribuir com a solução. "A ideia é interessante. Caso passem para a próxima etapa, vamos auxiliá-los e implementar o projeto. A intenção é baratear a ação e aperfeiçoar o trabalho", destaca.
Publicidade

Veja também