O advogado Ariel de Castro Alves faz parte da equipe de transição de Lula como coordenador do grupo de direitos humanos. Ele é prudentino, filho do professor Luiz Roberto Alves e neto de José Alves Sobrinho, que foi presidente da Câmara de Prudente.
LONGO HISTÓRICO
Nascido em Presidente Prudente no ano de 1977, passou a infância e a adolescência em São Bernardo do Campo. Desde criança acompanhou seu pai na luta pelo fim da ditadura militar e na mobilização dos movimentos sindicais. Também morou em Israel.
REFERÊNCIA NACIONAL
Ariel é referência nacional em direitos humanos, segmento no qual é especialista pela USP (Universidade de São Paulo) e tem uma atuação de quase 30 anos. Frequentemente está nas reportagens da grande mídia, incluindo os principais telejornais.
INDICA E CONANDA
Membro do Indica (Instituto Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), Ariel foi conselheiro do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) e atuou em outras instituições.
ESTATUTO DA CRIANÇA
Como membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Estado de São Paulo, coordenou o grupo de trabalho do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
GRANDES INSTITUIÇÕES
Na OAB nacional foi um dos fundadores e vice-presidente da Comissão Especial da Criança e do Adolescente. Já atuou em outras importantes instituições, tais como a Human Rights Watch, Justiça Global e Movimento Nacional de Direitos Humanos.
MENÇÃO HONROSA
Ariel é detentor de menção honrosa do Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de São Paulo, recebida em 2012 pelo trabalho como presidente da Fundação Criança de São Bernardo, de 2009 a 2013.
MUITO PRÓXIMO
Como advogado tem atuado em causas de grande repercussão. É amigo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com quem esteve pessoalmente nos mais diferentes momentos, inclusive, na última campanha eleitoral.
POR PRUDENTE
Especialmente por sua capacidade, Ariel tem tudo para ocupar cargo no alto escalão do governo federal e como prudentino, quem sabe, poderá ser a ponte para o atendimento das reivindicações das autoridades de Presidente Prudente.
PRIORIDADE ABSOLUTA
Em entrevista na TV Band News, Ariel disse ter obtido do eleito vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), coordenador da equipe de transição, a informação de que a questão da criança e do adolescente será prioridade absoluta.
NOMES DE REFERÊNCIA
O grupo que ora serve à transição para a área da infância e juventude tem trabalhado desde maio deste ano, incluindo outras questões de importância para o país. Para Ariel, a grande diferença do novo governo é nomear especialistas que são referência.
EVASÃO ESCOLAR
Dentre os problemas que atingem crianças e adolescentes, Ariel citou o alto índice de evasão escolar (6%), durante a pandemia do coronavírus, para dizer que agora é o momento da retomada dos vínculos com as escolas e que o poder público precisa agir.