Equipe de robótica de Prudente se prepara para torneio mundial nos EUA

Robobio, do Sesi Furquim, conquistou sua vaga após boa participação em festival realizado em Brasília em março deste ano; evento internacional ocorre nos dias 7 e 9 de junho

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 27/05/2024
Horário 17:20
Foto: Sesi
Trajetória rumo aos EUA começou com vitória em campeonato regional
Trajetória rumo aos EUA começou com vitória em campeonato regional

A trajetória teve início em meados de agosto de 2023, quando a nova temporada da FLL (FIRST Lego League) foi anunciada com o tema Master Piece, que levou os alunos a pensarem em produtos e serviços dentro do universo das artes. A equipe se preparou muito, trabalhou focada em seu projeto de inovação e investiu tempo na programação do robô para cumprir os desafios da mesa de missões. Resultado: primeiro lugar na categoria Champions Awards da etapa regional, realizada no Hotel Sesi de Presidente Epitácio em novembro de 2023, 9º lugar entre 100 equipes participantes na etapa nacional, realizada em Brasília em março deste ano, e a conquista da vaga para participar do WPI FLL US Open Event. O evento acontece na cidade de Worcester, Massachussets, nos Estados Unidos, entre os dias 7 e 9 de junho e a Robobio de Presidente Prudente representará o Sesi (Serviço Social da Indústria) e o Brasil no torneio.

“Os alunos vêm trabalhando muito desde o início da temporada e agora partem para esse desafio internacional. Ficamos muito felizes pela conquista dessa vaga e mais ainda pela dedicação com que os estudantes vêm fazendo essa preparação, tanto na parte do robô, na parte teórica e também nas aulas de inglês, já que vão precisar do idioma para fazerem as suas apresentações aos juízes lá nos Estados Unidos”, explica Marcio Chidi, técnico da equipe.

“A sensação foi incrível quando recebemos a notícia da vaga para Massachussets. Nossa escola, nossos pais e toda a comunidade escolar vibrou muito e se alegrou com a gente. É uma oportunidade sem tamanho que o Sesi-SP nos possibilita ainda na nossa adolescência”, revela a estudante Maria Beatriz Ribeiro. Maria Beatriz ainda explica que, obedecendo ao tema da temporada, ela e os demais da equipe propuseram a criação de um spray ecológico como projeto de inovação. “Pensamos em um spray não-tóxico e sustentável que pudesse permitir que as crianças praticassem o grafite como arte”, diz.  

Quem é a Robobio?

A equipe de Robótica Robobio é formada por alunos da escola Sesi de Presidente Prudente, localizada no Parque Furquim. Atualmente, os integrantes são Ana Júlia Aragão Durval Martins, Diovana Rodrigues de Souza, Henrique Sanchez, Lucas Bittencourt, Maria Beatriz Ribeiro de Souza, Maria Luíza Pereira Barbaresco e Pedro Henrique Orosco Ginel, sendo supervisionados e acompanhados pelo orientador de Educação Digital e técnico, Márcio Haruhiko Chidi.

Sobre a FLL

No torneio de robótica educacional FIRST Lego League, estudantes de 9 a 15 anos são desafiados a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Para tanto, eles aplicam conceitos de STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) na criação de projetos de inovação, dentro da temática das temporadas. Como parte do torneio, os alunos devem também construir e programar robôs com blocos de montar (LEGO®) para cumprir missões determinadas pelo campeonato. 

Publicidade

Veja também