Presidente Epitácio é a primeira cidade da região a implantar câmeras de alta definição, cujo sistema é compatível ao compartilhamento em tempo real com o projeto Detecta, da SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado de São Paulo. Nesta primeira fase, por meio do projeto Luz Azul, serão instalados mais de 10 dispositivos em pontos estratégicos da cidade que, além de armazenar as imagens em nuvem, vão compartilhá-las em tempo real com a autoridade máxima em segurança estadual.
“Por meio destas câmeras, também será possível realizar leitura de placas de carros que tenham pendências junto à Secretaria de Segurança Pública, e apreensão de veículos roubados ou clonados”, explica Thiago Mario, gerente da empresa Guardiões, que é responsável pela instalação dos equipamentos em Epitácio. Devido à melhor qualidade nas imagens, ressalta que o sistema conta com função analítica, capaz de analisar atitudes suspeitas em tempo real ou ainda ajudar no reconhecimento e busca de pessoas desaparecidas, enviando alerta imediato à SSP, além de ter uma “tecnologia de ponta” com criptografia e armazenamento pela Microsoft.
“Neste molde, não é necessário operador para controlar as câmeras. Após as devidas configurações, as funções são ativadas para emitir notificações em tempo real para a pasta sobre atitudes suspeitas ou qualquer tipo de irregularidade. Por meio desse monitoramento, espera-se diminuir as ocorrências nos locais onde estão sendo feitas as instalações”, argumenta o gerente.
Pontos estratégicos
A empresa Guardiões, com apoio do Sindicato dos Vigilantes de Prudente e Região, realizou a doação de seis câmeras a Presidente Epitácio que, por sua vez, efetuou a implantação de mais cinco na cidade. As aquisições já estão sendo instaladas no calçadão central, na rodovia que dá acesso a orla fluvial e na Praça Jardim Vale do Sol, onde foi realizada a foto que deu ao município o título de local com o pôr do sol mais bonito, em 2014.
Até o fim de 2018, quatro câmeras já estavam em funcionamento, todas compartilhando imagens ao vivo para a Secretaria Estadual de Segurança Pública. O gerente Thiago Mario estima que a redução de infrações nos locais onde há monitoramento e compartilhamento das imagens em tempo real por meio do projeto Luz Azul, junto ao Detecta, seja de até 25%.
Com Assessoria de Imprensa