Presidente Epitácio foi incluída pelo Governo do Estado de São Paulo no guia “Roteiros de Mergulho”, um almanaque que reúne os melhores pontos de exploração subaquática do interior ao litoral paulista. O guia está disponível em www.turismo.sp.gov.br/guia-de-roteiros-de-mergulho.
A cidade com o pôr do sol mais exuberante do país é uma das três do interior de São Paulo a constar no documento produzido pela Semil (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo) e pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. As outras do interior são Rifaina, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, e Itapura, que está localizada na foz do Rio Tietê, na região de Andradina.
No guia são destacados seis pontos de mergulho no “Destino Presidente Epitácio”. O ponto 1 é o antigo Bar do Chicão, local com profundidade de 3 a 10 metros, onde ainda se encontram pranchas de mesa e panelas. O ponto é descrito como um local de fácil acesso pelas bordas do Rio Paraná e ideal para mergulhadores iniciantes.
Há também o antigo Cais do Porto, que serviu de base para operações portuárias de navios entre as décadas de 1960 e 1990. Com uma visibilidade de aproximadamente 10 metros, é um ponto que requer atenção devido ao fluxo de navegação. É indicado para mergulhadores que já possuem alguma experiência. Outro local de interesse é o Estaleiro Mecca, onde eram construídos barcos de madeira. O mergulho, segundo o guia, proporciona uma viagem ao passado náutico da região, sendo ideal para iniciantes.
Além dos locais históricos, os mergulhadores podem explorar os naufrágios na frente do píer e o “Paredão dos Peixes”, um local onde há uma grande variedade de espécies como tucunarés, raias e pintados. Com visibilidades de até dez metros e profundidades que variam de três a 20 metros, o almanaque turístico indica que a orla de Presidente Epitácio oferece mergulhos para todos os níveis de experiência, do iniciante ao avançado.
Questionada sobre a inclusão de Epitácio no guia, a prefeita Cássia Furlan (PSDB) pontuou que ficou radiante ao saber da informação e avaliou que o turismo aquático não só fortalece a economia local, mas também atrai um novo público à região, movimentando o Aeroporto de Presidente Prudente e vários serviços locais.
“O interessante é que temos uma riqueza submersa, com árvores preservadas e embarcações que servem de abrigo para diversos peixes”, comentou a chefe do Executivo de Epitácio. Ela também destacou a diversificação das atrações, com o próximo lançamento de um museu arqueológico, que exibirá peças datadas de mais de 500 anos, e a construção de uma infraestrutura náutica com rampas e píer público.
O prefeito eleito, André Lima (Republicanos), também relatou estar “muito feliz” com a inclusão de Presidente Epitácio no Guia de Roteiros de Mergulho do Governo do Estado de São Paulo. “Esse reconhecimento valoriza o potencial turístico da nossa cidade e abre portas para atrair novos visitantes, fortalecendo a economia local”.
Ele pontuou que irá trabalhar firme para alavancar o turismo no município, com o investimento em ações que valorizem as belezas naturais e apoiem os negócios locais. “Nossa cidade merece esse destaque, e juntos vamos fazer de Epitácio um destino cada vez mais valorizado”, destacou Lima.