No início do ano, a Prudenco (Companhia de Desenvolvimento Prudentina) iniciou a Operação Cata-Treco, e segue com a ação, com o objetivo de recolher materiais inutilizáveis e dar a destinação correta a eles. Até o momento, de acordo com o coordenador de limpeza da companhia, Marcos Rotta, já foram recolhidos itens para encher 181 caminhões basculantes.
E, na quarta-feira, a operação iniciou a quarta etapa do efetivo, que atinge bairros da zona norte de Prudente. “Do início do ano até agora já percorremos locais das zonas leste, oeste e sul, englobando vários bairros dessa região”, completa o coordenador. Nesta fase, ele lembra que 37 bairros serão atingidos, como, por exemplo: Jardim São Sebastião, Residencial Jardins, Parque Bandeirantes, Jardim América, Jardim Barcelona, Jardim Maracanã e Jardim Novo Bongiovani, que receberam equipes na tarde de ontem.
As adjacências continuaram a receber as visitas dos caminhões, segundo Marcos. Aliás, ele sinaliza que os trabalhos ainda vão durar por pelo menos de 2 a 3 semanas, com o objetivo de atingir todas as localidades. “Para facilitar o serviço é importante deixar os entulhos que devem ser recolhidos na frente das casas, depositados nas calçadas”, ressalta.
Questionado, o coordenador responde que guarda-roupa, cama, colchões, fogões e resto de madeiras são os principais materiais recolhidos na operação. “Após o recolhimento, nós encaminhamos os dejetos para o aterro sanitário da cidade. Lá, serão feitos os trabalhos necessários, além de realizar a destinação correta de cada um”, garante.
Durante o efetivo, Marcos pontua que não serão recolhidos entulhos de materiais de construção e nem restos de matéria orgânica, como galhos e folhas. “É preciso separar adequadamente”, frisa. É válido lembrar que a operação Cata-Treco é uma iniciativa da Prefeitura de Presidente Prudente realizada em parceria com a Prudenco.