Entidade prudentina entrega 6 cadeiras de rodas para pacientes de Euclides da Cunha

Centro Especializado em Reabilitação da Lumen et Fides fornece equipamentos para usuários do SUS, a fim de garantir a eles maior mobilidade e independência

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 30/10/2024
Horário 17:16
Foto: Lumen et Fides
Cadeiras de rodas foram destinadas para pacientes de Euclides da Cunha Paulista
Cadeiras de rodas foram destinadas para pacientes de Euclides da Cunha Paulista

Nessa terça-feira, o CER (Centro Especializado em Reabilitação) 2 da Lumen Et Fides de Presidente Prudente realizou a entrega de seis cadeiras de rodas, de banho e motorizadas ao município de Euclides da Cunha Paulista.

A equipe da UBS (Unidade Básica de Saúde) 3 acompanhou a entrega e as orientações sobre o manuseio adequado dos equipamentos, dadas pela fisioterapeuta do CER, Larissa Borba. 

Aqueles que receberam as cadeiras motorizadas participaram de um treinamento prático, garantindo assim que pudessem utilizá-las com segurança e autonomia.

O presidente da Lumen et Fides, Nivaldo Bianchi, ressaltou a importância dessas doações, afirmando que “certamente terão um impacto significativo na vida das pessoas que as receberão, proporcionando-lhes maior mobilidade e independência”.

Como funciona

Para conseguir a cadeira, o paciente deve ser usuário do SUS (Sistema Único de Saúde) e possuir solicitação médica da rede. O município, mediante o pedido, entra em contato com o CER 2 para agendar a avaliação do paciente por meio do Siresp (Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo). Aqueles que estão acamados ou têm maior dificuldade de locomoção são avaliados no seu domicílio.

A entidade realiza a entrega nas cidades jurisdicionadas ao DRS-11 (Departamento Regional de Saúde) sem qualquer custo para o paciente nem para o município, pois os equipamentos são custeados pelo Faec (Fundo de Ações Estratégicas de Compensação), que é um recurso federal.

"A Lumen et Fides continua empenhada em promover ações que transformem vidas e contribuam para uma sociedade mais justa e igualitária", pontua a instituição.

Publicidade

Veja também